A partir de 2010 , o Virtual Network Computing , ou VNC , tornou-se o padrão da indústria para a administração de desktop remoto. Clientes e servidores VNC são agora incluídos com todos os principais sistemas operacionais , enquanto os clientes de terceiros que melhoram sobre o protocolo VNC abundam. Cada distribuição Linux pode variar no software que vem com prebundled , mas ambos os ambientes de desktop GNOME e KDE vêm com seus próprios suites VNC construídos dentro Como a maioria das distribuições Linux agora executar Gnome por padrão , o servidor mais comum Linux VNC se tornou Vino, com o seu cliente- companheiro Vinagre. Instruções
1
Navegue para o "Sistema" e , em seguida, menu " Preferences" na parte superior esquerda da tela, se você estiver executando o ambiente de desktop Gnome. Sob a " Preferences" submenu , clique em " Remote Desktop ". Se você estiver executando o KDE , clique no menu K e , em " Conectividade Internet ", escolha o aplicativo " krfb " para configurar o compartilhamento de desktop. Às vezes krfb terá que ser acessado no KDE , navegando até o menu " Configurações do Sistema " , depois em " Compartilhamento ", " Desktop Sharing " e depois em "Configurar ".
2
Ativar o servidor VNC no Gnome escolhendo para permitir conexões de desktop remoto . O mesmo se aplica para krfb no KDE . Você pode ter que clicar no botão " Configurar " na janela krfb principal para acessar as opções.
3
Altere as preferências pessoais que podem se aplicar ao seu servidor. Permitir apenas ligações locais é uma boa medida de segurança , e definir uma senha é altamente recomendado. Em krfb , você pode optar por permitir que apenas os usuários que você enviou um convite para . Os convites para gerará aleatoriamente suas próprias senhas com cada solicitação. Este é um excelente recurso para quem se preocupa em dar uma senha de sessão estática.
4
Feche a janela de preferências e iniciar o servidor VNC , clicando em " Aplicar" ou "Iniciar", dependendo de qual ambiente de trabalho você está usando. Este pode ser um bom momento para permitir um SSH, ou Secure Shell, servidor, se você está pensando em permitir conexões de fora da rede local.