? ( . EXT2 , EXT3 e EXT4 ) O sistema de arquivos Linux tradicional tem sido a série de sistema de arquivos estendido Este é o sistema de arquivos usado em quase todas as distribuições Linux e Unix por padrão. No entanto , os usuários empreendedores têm outras opções , incluindo o sistema de arquivos XFS desenvolvido pela Silicon Graphics . XFS contra EXT3
Segundo NAS- Central.org , EXT3 é um sistema de arquivos mais lento, mas mais seguro. Se ocorrer um erro no sistema de arquivos em EXT3 , é muito mais fácil de recuperar os dados. No entanto, XFS é mais rápido e um ambiente de servidor com uma qualidade de backup do sistema pode ver melhorias na performance.
Pré-requisitos
suporte para o sistema de arquivos XFS deve ser construída diretamente no kernel Linux. Digite " lsmod " no terminal para descobrir se o seu sistema operacional inclui suporte para XFS . Se não , você precisa reconstruir o kernel para suportar XFS ( consulte Recursos) .
Criando partição
Supondo que você tenha um kernel configurado corretamente , você pode criar uma partição. Digite o seguinte no terminal :
fdisk /dev /sda
Isso abre utilitário de particionamento do sistema. Digite " p" para obter uma lista das partições atuais . Digite " n" para " nova partição. " Selecione " partição primária ". Selecione um número da partição (1 a 4 ) que já não está em uso e lembre-se que esse número : Pressione o botão " Voltar " duas vezes : . Pela primeira vez a aceitar o ponto de partida padrão para a partição ea segunda para aceitar o tamanho da partição padrão < br >
Digite " w" para escrever as alterações no disco
Formatar como XFS
. Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos XFS . Digite o comando:
mkfs.xfs /dev /sda #
Substitua o "#" com o número que anteriormente deu a partição
.