Cripta é um applet da bandeja do sistema Linux que funciona como um front-end para encfs . Encfs fornece criptografia em nível de pasta em sistemas Linux rodando kernel 2.4 ou posterior. Criando pastas criptografadas em seu drive USB externo é um processo rápido usando Cripta . Não é possível criptografar pastas existentes. Para criptografar os dados existentes na unidade externa , primeiro crie uma pasta criptografada , então mover seus dados para a pasta . Também é possível criptografar pastas em um drive no formato Windows , mas desde que o Windows não suporta encfs , você não será capaz de acessar o conteúdo criptografado fora Linux. Instruções
1
Conecte o seu disco rígido externo USB para o computador. Você pode ser solicitado a digitar uma senha para montar a unidade .
2
Clique no ícone Cripta na bandeja do sistema . No Fedora 13 e acima, o ícone se parece com uma almofada de entrada com uma chave ao lado dele. No Ubuntu 10.04 e acima , parece que um conjunto de chaves .
3
Clique na opção " Nova pasta criptografada " no menu. Procure seu disco rígido externo na janela que aparecer.
4
Selecione um local na unidade USB para a pasta criptografada. Digite um nome para a nova pasta no campo "Nome".
5
Clique em " OK" ou "Forward ", de acordo com a interface de desktop que você está usando . Digite uma senha para a nova pasta criptografada, clique em " Avançar". A nova pasta é aberta para você depois que ele é criado.