sistemas operacionais Linux são usados em uma grande variedade de contextos , desde a educação para os negócios. Um sistema operacional Linux é qualquer um usando o kernel do Linux , que fornece a base para o software do sistema de gestão da comunicação entre ela e os componentes de hardware do computador. Linux é um dos principais exemplos de software de código aberto em uso, assim como muitos dos sistemas operacionais baseados nele , o que significa que seu código-fonte pode ser acessado livremente. História
O kernel Linux remonta a 1991, quando o estudante de computação Linus Torvalds criou. O sistema operacional UNIX tinha sido em torno de duas décadas e muitos dos outros sistemas operacionais foram sendo desenvolvidos com base nele , como era Linux. O desenvolvimento inicial do kernel foi realizada no MINIX , um outro sistema operacional tipo UNIX em uso no momento . Inicialmente, o licenciamento utilizado para Linux significava que não era possível usá-lo dentro de sistemas comerciais, mas houve uma mudança na licença que está sendo usado nos primeiros dias do projeto para permitir isso.
Livre e Open Source
O kernel do Linux foi projetado para ser livremente disponível e ainda é hoje. A licença usada para isso é a GNU General Public License , embora esta não era a licença original. Os sistemas operacionais que usam o kernel Linux pode acessar e modificar o código fonte de qualquer forma, um princípio fundamental do movimento open source . A licença também estabelece que todos os sistemas produzidos usando o kernel também deve fornecer o acesso ao seu código-fonte, mas ao contrário de Linux que não tem que ser distribuído livremente , por isso pode ser vendido comercialmente.
Distribuições
uma grande variedade de sistemas operacionais são baseados no kernel do Linux, destinado a vários setores e contextos diferentes. Estes são conhecidos como "distribuições Linux . " Dentro da Web , o sistema operacional Linux desempenha um papel importante , como os sistemas Linux são usados em mais servidores Web do que qualquer outro sistema. Para uso em desktop , o Debian é a base para o Ubuntu, que está entre as distribuições mais populares , juntamente com o Fedora. Linux também formou a base para uma variedade de plataformas móveis, como Android e é, portanto, um ingrediente importante em um setor de rápido crescimento da tecnologia móvel.
Contextos
A uso de sistemas operacionais Linux varia entre os setores. A Internet continua a ser um cenário em que o Linux é o jogador dominante , com uma estimativa de mais da metade de todos os servidores que utilizam um sistema Linux. Como um sistema se destina a acomodar uma grande variedade de dispositivos de computação , que pode ser utilizado em muitos tipos diferentes de dispositivos , incluindo a área de trabalho e móvel . Assim como os smartphones , o Linux é usado em outros telefones móveis , além de consolas de jogos e outros dispositivos , como leitores de música . A gama completa de computadores pessoais podem ser utilizados através de sistemas operacionais Linux , incluindo tudo, desde máquinas desktop poderosos para laptops e PCs tablet .