A distribuição CentOS do sistema operacional Linux inclui um software de firewall embutido. Uma combinação de iptables ( a interface de controle de usuário) e netfilter ( o módulo do kernel que realmente faz a filtragem) permite que o administrador do sistema para especificar quais pacotes devem ser descartados e quais devem ser autorizados a passar pela interface de rede. Você pode chamar o iptables com os parâmetros apropriados para configurar o firewall CentOS . Instruções
1
Pressione " Control-Alt- F1 " para abrir um console de texto com o prompt de login , em seguida, fazer logon no computador usando sua conta regular.
2
Digite o seguinte comando : sudo
-i
Pressione "Enter ", digite sua senha e pressione "Enter " novamente. O prompt de comando agora terá privilégios de superusuário
3
Digite o seguinte comando para inicializar o conjunto de regras a ser seguidas pelo firewall CentOS : .
Iptables- F < br >
Pressione " Enter".
4
Especifique as políticas padrão para pacotes de entrada, de saída e enviadas , digitando os seguintes comandos:
iptables- P eNTRADA GOTA
iptables- P FORWARD GOTA
iptables- P OUTPUT ACCEPT
Pressione "Enter" após cada linha .
5
Especifique uma classe de pacotes de entrada que deve ser aceito ( como a cadeia de entrada cai todos os pacotes a menos que eles correspondem a uma regra whitelisting deles) , como no seguinte exemplo de comando :
iptables -A INPUT- s 192.168.30.1 -j ACCEPT
O exemplo aceita todos os pacotes provenientes de um endereço (IP) de confiança Protocolo Internet; substituir " 192.168.30.1 ", com o endereço do remetente à sua escolha. Pressione " Enter".
6
Repita o passo 5 para cada classe de pacotes que deseja aceitar. No final deste processo , o firewall CentOS terá sido completamente configurada.