Enquanto muitos sistemas Linux têm , ambientes de trabalho visuais totalmente funcionais e ferramentas automatizadas para ajudar com uma variedade de tarefas , os administradores ainda precisa usar shell script na linha de comando . Algumas versões do Linux são usados como plataformas de servidor e não tem uma interface gráfica do usuário (GUI). Mesmo com uma interface gráfica, abrindo um terminal e criar scripts shell para automatizar eventos do sistema e processo desencadeia a verdadeira flexibilidade e poder de Linux. Shell Basics
Shell scripts são listas de comandos, automatizados através da inclusão em um " roteiro " que o sistema executa uma linha de cada vez. Shell scripts pode ser pensado como arquivos de processamento em lote avançadas que executam uma lista de comandos . Mais do que isso , os scripts podem usar o controle de fluxos idênticos aos das linguagens de programação para controlar como eo que executa como parte do script. Embora existam muitas conchas diferentes para diferentes sistemas Linux, um shell comum é o shell Bash.
Simples Bash Scripting
Um script simples , gravados em um arquivo de texto, pode ser semelhante a este exemplo : " ! # /bin /bash "
# /bin /bash
echo " $ USER "
A primeira linha , denota a tipo de script o arquivo contém . O sistema pode ler essa linha ( chamada de linha " coisa toda " ) e sabemos que este script usa as convenções de linguagem e comandos nativa do shell Bash. O comando "echo ", escreve o texto na tela , muito parecido com um comando "print" em Python ou " printf" em C. " $ USER " é uma variável de sistema , contendo o nome do usuário conectado no momento .
Fluxo de comando e Scripting
a mais extensa exemplo de script poderá ser semelhante a este :
# /bin /bash
NUM = 2
if [$ NUM -eq "2" ], então
python
mais
echo " número errado "
fi
Este simples script é executado em uma instrução condicional , usando a variável local " nUM" . Definir NUM a 2, o script verifica a variável. Se a variável corresponde 2, então o interpretador Python começa ( exatamente o mesmo como se o intérprete foram invocadas manualmente a partir da linha de comando). Caso contrário, o script imprime " Wrong Number " e sai.
Outros conchas
Enquanto a maioria dos sistemas usará o Bourne Again Shell ( Bash ) , existem outras conchas. Dentro de sistemas Unix-like e Linux , existe a Bourne Shell ( sh) , o C Shell ( csh ) , o Controle Shell Job ( JSH ) ea Shell remoto ( rsh ) . A maioria das conchas compartilhar os mesmos conceitos e trabalhos - execução de arquivos e acessar recursos do sistema de forma interativa. No entanto , fazem-no através de variados sintaxe e limitações , cada um tendo sido desenvolvido por pessoas diferentes , em momentos diferentes, para diferentes sistemas.