O arquivo /etc /fstab é um dos arquivos do sistema operacional Linux lê durante o processo de inicialização. Este arquivo determina quais unidades ou partições deve ser montado - disponibilizado automaticamente. Se ele não está configurado corretamente ou se houver uma partição ruim ou disco rígido, o sistema operacional irá congelar. Dependendo do erro , o sistema operacional pode não ser capaz de arrancar em tudo ou pode parar por um período de tempo e , em seguida, terminar a inicialização. /etc /fstab do Arquivo
O arquivo /etc /fstab é um arquivo de texto simples que contém as informações sobre as partições e discos em um computador. O arquivo pode incluir unidades de rede , bem como unidades e partições locais. As informações contidas no arquivo inclui o nome do dispositivo, o ponto de montagem , tipo de sistema de arquivos, opções de montagem, opções de despejo e as opções de verificação do sistema de arquivos . Quando os inicialização do sistema operacional , cada linha do arquivo é lido para determinar quais dispositivos ou partições deve ser montada durante o processo de inicialização e quais dispositivos devem ser deixados desmontado até que sejam necessários pelo usuário. O arquivo só pode ser editado pelo usuário root.
/Etc /fstab Estrutura
Cada unidade ou partição é listada em uma linha separada . Cada linha é dividida em seis colunas na seguinte ordem : .
Device_name mount_point filesystem_type mount_options dump_opitons filesystem_check_options
Cada coluna é separada por um guia
O seguinte é um exemplo de um arquivo /etc /fstab completa :
# proc /proc proc nodev , noexec , nosuid 0 erros 0/dev/sda1 /ext4 = sw remount - ro 0 1/dev/sda5 none swap 0 0
Mount opções
As opções de montagem são usadas para dizer ao sistema operacional como montar o dispositivo e o que fazer se forem encontrados erros . Por exemplo, na quarta linha do exemplo , a entrada " errors = remount - ro" informa ao sistema operacional para montar o dispositivo como somente leitura, se encontrar algum erro durante o processo de montagem. Alterar as opções de montagem de "auto " para " noauto " ou "ignorar" vai parar o sistema operacional a partir de tentar montar a unidade durante o processo de inicialização. A unidade pode ser montada manualmente uma vez que o sistema operacional é iniciado. Não altere esta opção para a unidade raiz.
Dispositivos de Rede
rede dispositivos de compartilhamento de arquivos também estão listados no arquivo /etc /fstab. As opções de montagem NFS adicionar opções que determinam o que fazer se o dispositivo está inacessível. O " timeo = n" opção define o tempo , em décimos de segundo , o cliente NFS irá aguardar o pedido para ser concluído. O padrão é de 0,7 segundos. A opção " duro " define o dispositivo de disco montado . Isso significa que o sistema operacional vai continuar a tentar chegar ao dispositivo NFS indefinidamente. A opção "hard" é definido por padrão . A opção "soft ", relata um erro de I /O para o processo quando ocorre um tempo limite. Um dispositivo NFS indisponíveis não irá travar o seu sistema , quando a opção "soft" é definido. A opção " intr " permite que os processos a ser abortada , se o dispositivo NFS não está disponível.
Corrigindo erros
Se o sistema operacional congela ao ler o " /etc /fstab ", você pode ter um mal configurado arquivo /etc /fstab, um disco rígido com falha , uma partição de corrupto, ou um dispositivo NFS indisponíveis. Efetue login no computador no modo de usuário único ou usar um Live CD ou DVD Linux para verificar o arquivo /etc /fstab para erros. Se o seu computador monta automaticamente uma partição NFS , certifique-se que a partição está ativa e disponível. Se a partição NFS não está disponível , altere as opções de montagem para "soft" ou colocar o símbolo " #" no início da linha para que o sistema operacional não continuar a olhar para ele. Se isso ainda não resolver o problema, use o comando " fsck " no modo de usuário único para verificar se há uma falha do disco rígido ou partição corrompida.