kernels Linux modernas suportar uma ampla variedade de sistemas de arquivos. Enquanto a escolha padrão de sistema de arquivos durante a instalação é sempre uma escolha segura , um outro sistema de arquivo pode atender melhor às suas necessidades de computação específicos. Por exemplo, um sistema de arquivos com suporte a journaling seria uma escolha melhor em uma situação onde os usuários contam com a integridade dos dados . Em outra situação , os usuários precisam ter a capacidade de manipular grandes arquivos rapidamente, para um sistema de arquivos diferente seria uma escolha melhor. Dois sistemas de arquivos populares são o terceiro sistema estendido de arquivos, mais comumente chamado EXT3 e XFS . Ambos os sistemas de arquivos têm pontos fortes e fracos. EXT3
Por mais de dez anos , EXT3 foi o padrão para sistemas de arquivos do Linux. Foi construído com base no sistema de arquivos EXT2 mais para apoiar journaling, ou um tipo de sistema de arquivo que controla as alterações antes de gravá-los no disco. Sistemas de arquivos com diário podem ser recuperados , no caso de falta de energia ou o sistema de acidente. EXT3 é usado com ou 32 bits ou distribuições Linux de 64 bits.
XFS
XFS foi desenvolvido pela Silicon Graphics Incorporated, e foi lançado pela primeira vez com o IRIX 5.3 sistema operacional em 1994. XFS foi concebido para complementar IRIX , um sistema operacional de 64 bits, e substituir o obsoleto sistema de arquivos EFS. SGI desenvolvido XFS para contornar limitações de tamanho existentes com sistemas de arquivos no momento , por isso foi projetado para lidar com grandes arquivos e partições grandes . Enquanto XFS ainda é o sistema de arquivos padrão para computadores IRIX , XFS está ganhando popularidade com os usuários do Linux , também. XFS foi apoiada pela primeira vez com o kernel 2.4 do Linux. Como EXT3 , XFS também é diário.
Prós e contras de EXT3
O sistema de arquivo EXT3 é estável devido a anos de desenvolvimento e suporte no Linux kernel. EXT3 periódicos de dados e meta-dados , ao contrário do sistema de arquivos XFS , o que significa que vai oferecer mais proteção de dados. Para os usuários que desejam atualizar de EXT2 , é possível mudar sem reformatar a partição usando o comando " tune2fs " . No entanto, EXT3 requer mais centrais recursos unidade de processamento do que outros sistemas de arquivos com diário . EXT3 suporta os sistemas operacionais de 64 e 32 bits .
Prós e contras de XFS
XFS manipula arquivos grandes muito bem. Ele também requer menos recursos da CPU do que EXT3 , embora apenas as revistas de meta- dados. Assim, enquanto XFS é mais rápido que EXT3 , EXT3 é mais confiável em uma falha do sistema . Desde XFS é mais recente para Linux , tem mais bugs , embora muitos foram corrigidos com o kernel 2.6.36 . XFS é mais lento que EXT3 em excluir arquivos, e destina-se apenas para as distribuições de 64 bits.