## Como acelerar o Windows 10:o guia definitivo
O Windows 10 é um ótimo sistema operacional, mas às vezes pode funcionar lentamente. Se você está procurando maneiras de acelerar o Windows 10, você veio ao lugar certo. Neste guia, compartilharemos 10 dicas e truques para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu PC com Windows 10.
1. Reinicie o seu computador
Pode parecer uma solução simples, mas muitas vezes pode resolver muitos problemas. Quando você reinicia o computador, ele limpa a memória e fecha todos os programas em execução em segundo plano. Isso pode ajudar a acelerar o seu computador e fazê-lo funcionar com mais facilidade.
2. Atualize o Windows 10
A Microsoft lança regularmente atualizações para o Windows 10 que podem melhorar o desempenho e corrigir bugs. Certifique-se de ter as atualizações mais recentes instaladas para manter seu computador funcionando perfeitamente.
3. Desinstalar programas não utilizados
Programas não utilizados podem ocupar espaço no disco rígido e tornar o computador lento. Dê uma olhada na lista de programas instalados no seu computador e desinstale aqueles que você não usa.
4. Desativar programas de inicialização
Alguns programas são iniciados automaticamente quando você inicializa o computador. Isso pode retardar o processo de inicialização e tornar o computador mais lento em geral. Você pode desativar programas de inicialização desnecessários acessando o Gerenciador de Tarefas e clicando na guia “Inicializar”.
5. Use uma unidade de estado sólido (SSD)
Os SSDs são muito mais rápidos que os discos rígidos tradicionais. Se você ainda usa um disco rígido tradicional, atualizar para um SSD pode aumentar significativamente a velocidade do seu computador.
6. Aumente a memória virtual
A memória virtual é um recurso que permite ao computador usar parte do espaço do disco rígido como RAM. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho se você tiver muitos programas com uso intensivo de RAM em execução. Para aumentar a memória virtual, vá ao Painel de Controle e clique em “Sistema e Segurança”. Em seguida, clique em “Sistema” e selecione “Configurações avançadas do sistema”. Na aba Avançado, clique no botão “Desempenho” e depois na aba “Avançado”. Em “Memória virtual”, clique no botão “Alterar” e defina o tamanho inicial e o tamanho máximo para os valores recomendados.
7. Desfragmente seu disco rígido
Desfragmentar o disco rígido pode ajudar a melhorar o desempenho, organizando os arquivos do disco rígido para que possam ser acessados mais rapidamente. Para desfragmentar seu disco rígido, vá ao Painel de Controle e clique em “Sistema e Segurança”. Em seguida, clique em “Ferramentas Administrativas” e selecione “Desfragmentar e Otimizar Unidades”. Selecione seu disco rígido e clique no botão “Otimizar”.
8. Limpe o registro do seu computador
O registro é um banco de dados que armazena configurações e informações sobre o seu computador. Com o tempo, o registro pode ficar cheio de entradas desnecessárias que podem deixar o computador lento. Você pode limpar o registro do seu computador usando um limpador de registro.
9. Desativar efeitos visuais
O Windows 10 possui vários efeitos visuais que podem tornar seu computador mais atraente. No entanto, esses efeitos também podem tornar o seu computador lento. Você pode desativar os efeitos visuais acessando o Painel de Controle e clicando em “Sistema e Segurança”. Em seguida, clique em “Sistema” e selecione “Configurações avançadas do sistema”. Na aba Avançado, clique no botão “Desempenho” e depois na aba “Efeitos Visuais”. Você pode então selecionar quais efeitos visuais deseja desativar.
10. Use uma ferramenta de otimização de terceiros
Existem várias ferramentas de otimização de terceiros disponíveis que podem ajudar a acelerar o Windows 10. Essas ferramentas podem automatizar algumas das tarefas mencionadas acima, como desabilitar programas de inicialização e limpar o registro.
Conclusão
Seguindo essas dicas, você pode acelerar o Windows 10 e fazê-lo funcionar com mais facilidade. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.