Embora seja improvável que uma bola de plasma * danos diretamente * de um laptop por meio de contato físico, há um pequeno risco de problemas indiretos:
*
Interferência eletromagnética (EMI): As bolas de plasma geram campos eletromagnéticos. Embora geralmente fracos, esses campos * poderiam * interferir potencialmente na operação do laptop, causando pequenas falhas ou instabilidade, principalmente se colocadas muito próximas. Isso é mais provável com laptops mais antigos ou menos blindados. É improvável que cause danos permanentes, mas pode ser irritante.
* eletricidade estática: Bolas de plasma podem gerar eletricidade estática. Embora geralmente não seja uma quantidade enorme, aproximadamente a aproxima muito do laptop pode levar à descarga estática, embora isso também seja improvável que isso cause danos significativos aos laptops modernos.
*
dano indireto: O maior risco não é da própria bola de plasma, mas por danos acidentais. Por exemplo, derrubar o laptop enquanto brinca com a bola de plasma ou derramando uma bebida enquanto distraiu.
em suma: As chances de uma bola de plasma causando sérios danos a um laptop moderno são baixos. No entanto, é melhor manter uma distância segura (alguns metros) para minimizar qualquer potencial para interferência de EMI ou danos acidentais.