Para criar uma linha de tendência no Planilhas Google que você pode personalizar posteriormente, basta seguir estas etapas:
1.
Prepare seus dados: Antes de adicionar uma linha de tendência, certifique-se de que seus dados estejam em uma tabela ou intervalo com pelo menos duas colunas. A primeira coluna servirá como sua variável independente (eixo x) e a segunda como sua variável dependente (eixo y).
2.
Selecione o intervalo de dados: Clique e arraste para selecionar o intervalo de dados para o qual deseja criar uma linha de tendência. Certifique-se de destacar apenas os dados numéricos, excluindo a linha do cabeçalho.
3.
Inserir gráfico: Depois que seu intervalo de dados for selecionado, clique na guia “Inserir” na barra de menu e escolha o tipo de gráfico que deseja criar. Para uma linha de tendência, o "gráfico de dispersão" é comumente usado.
4.
Adicionar linha de tendência: Depois de inserir o gráfico escolhido, clique no gráfico para ativá-lo e, em seguida, clique no pequeno ícone “+” no canto superior direito do gráfico. Selecione "Linha de tendência" na lista suspensa.
5.
Escolha o tipo de linha de tendência: Uma caixa de diálogo aparecerá com diferentes tipos de linhas de tendência. O Planilhas Google oferece linhas de tendência lineares, polinomiais, exponenciais, logarítmicas, de potência e de média móvel. Selecione a linha de tendência que você acha que melhor se adapta aos seus dados.
6.
Personalizar linha de tendência: Após selecionar o tipo de linha de tendência, uma linha de tendência será adicionada ao seu gráfico. Você pode personalizá-lo ainda mais clicando na linha de tendência e depois clicando na opção “Formatar linha de tendência” no menu que aparece.
7.
Definir opções de linha de tendência: No painel "Formatar linha de tendência", você pode modificar várias configurações da linha de tendência, como cor, peso e transparência. Você também pode ajustar a equação da linha de tendência, exibir o valor de R ao quadrado, adicionar um rótulo à linha de tendência e muito mais.
8.
Personalização adicional: Você pode personalizar ainda mais o gráfico alterando seu título, rótulos, legenda e outras opções de formatação usando a barra de ferramentas de edição do gráfico.
Seguindo essas etapas, você pode adicionar facilmente uma linha de tendência ao seu gráfico e personalizá-la de acordo com suas necessidades no Planilhas Google. As linhas de tendência ajudam a visualizar tendências de dados, compreender relacionamentos e tomar decisões baseadas em dados com base em sua análise.