QBasic é uma linguagem de programação estruturada , de terceira geração que suporta uma variedade de comandos , incluindo comandos variáveis , comandos matemáticos , comandos de entrada /saída e se /então comanda. Estes representam apenas uma parte das dezenas de comandos disponíveis no QBasic , mas eles fornecem a base fundamental necessária para a construção de qualquer programa, não importa o quão complexa. Variáveis Comandos
Variáveis são espaços de armazenamento que armazenam valores. Existem dois tipos básicos de variáveis: numéricas e string . As variáveis numéricas armazenar números , enquanto o texto variáveis de cadeia loja. Os cinco tipos de variáveis numéricas disponíveis incluem Integer, Long , Single e Double . Inteiros armazenar números não decimais entre 32.768 e 32.767 , enquanto armazena LONGO valores não- decimais entre -2.147.483.648 e 2.147.483.647. Simples e duplas são as mesmas que INTEGER e LONG, respectivamente , exceto que eles suportam números decimais . Definir uma variável digitando [ variável DIM como tipo ] , onde " variável " refere-se ao nome da variável e " tipo" é STRING , INTEGER, LONG, simples ou duplas. Nomes de variáveis Suplemento corda com um $, por exemplo , $ NameVariable , $ CityVariable .
Matemática Comandos
QBasic inclui numerosos comandos para fazer cálculos matemáticos automáticas. Por exemplo , a função SQR encontra a raiz quadrada de um número . Se você escreveu " PRINT SQR (4)" , por exemplo , a tela irá aparecer o valor 2. Também estão incluídos os comandos trigonométricas como COS , SIN e TAN eo comando ABS , que encontra valor absoluto de um número. Não se esqueça de comandos do operador . Ao contrário de comandos tradicionais , eles podem ser combinados com outros números para resolver problemas de matemática. O operador + realiza disso, o operador - realiza a subtração, o operador /realiza divisão eo operador * executa multiplicação
de entrada e saída Comandos
Recuperar. dados de um usuário usando o comando de entrada. Sua sintaxe é [Entrada "Texto" ; variável ] , onde " texto" refere-se à questão que estão levantando para o usuário , e variável representa a variável numérica ou string que irá armazenar a resposta do usuário . Por exemplo, pedir a um usuário para um número ímpar e armazená-lo na variável Num, você deverá digitar INPUT " Por favor digite um número ímpar :"; Num . Você pode, então, a saída este valor para o usuário através do comando PRINT digitando PRINT Num . Ou você pode emitir uma mensagem diferente : PRINT " Obrigado".
Se e Então Comandos
Se e estruturas permitem direcionar seu programa para executar um determinado conjunto de ações , uma vez que uma condição seja atendida. A sintaxe é [IF (condição) THEN ( ações ) END IF] . Para verificar se a variável Num é igual a 5 , por exemplo , você pode digitar o seguinte :
Se num = 5 THENPRINT "Este é o número correto . " END IF
Outro componente do esta estrutura é o comando ELSE . Você pode inseri-lo depois que a instrução PRINT para que o usuário saiba se ele tem o número errado " . Este é o número correto "
Se num = 5 THENPRINT ELSE PRINT "Este é um número incorreto "END . IF