Na terminologia da informática , um processo é uma instância em execução de um programa na memória do computador . Estes processos na memória também pode gerar outros processos. A linguagem de programação Python , bem como outros idiomas adequados para o desenvolvimento de software desktop, oferece uma biblioteca para facilitar a criação e manutenção de processos em um sistema de computador. Processos  
 Quando um usuário inicia um aplicativo, como um navegador da Web , o aplicativo se torna um processo em execução no sistema operacional . Antes da execução , um programa reside simplesmente como dados no disco rígido . Quando executado , o sistema operacional carrega o programa para a memória principal , ou memória RAM. Todos os aplicativos em execução são dadas espaço na memória RAM pelo sistema operacional , enquanto eles correm . Durante a execução , o sistema operacional monitora os processos de aplicativos através de uma tabela de processos que descreve o estado do processo e onde ele reside na memória. 
 
 Processos gerados 
 
 processos podem gerar outros processos destinados a realizar o trabalho simultâneo durante a execução do programa. Este " multiprocessamento " permite que programas para lidar com muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo . Um programa em Python, por exemplo, pode gerar um processo separado usando a biblioteca " multiprocessamento " e seu objeto "Processo" , como no exemplo a seguir : 
 
 de multiprocessamento processo de importação 
 
 import os 
 
 def Olá (): 
 
 print (' Olá ') 
 
 p = Processo ( target = Olá) 
 
 p.start () //inicia o processo de criança "p" 
 
 processos fazendo um trabalho 
 
 Um processo filho , dado alguma tarefa, irá executar essa tarefa , enquanto o processo pai executa sua própria tarefa . No exemplo a seguir , um programa Python gera um processo , e tanto o processo pai eo processo filho chamar o mesmo método " os.getpid ()" , que retorna o ID numérico do processo atual : 
 
 def pId (): 
 
 print (' Eu sou Processo :', os.getpid ()) 
 
 p = Processo ( target = pID) 
 
 p.start () 
 
 print (' Eu sou processo :', os.getpid ()) 
 
 p.join () //termina o processo de 'p ' em 
 a saída destes dois processos é como se segue . Note-se que o pai "print" comando com o "processo" minúsculas normalmente é executado primeiro 
 
 Estou processo : . 57883 
 
 Estou Processo : 57884 
 Sharing dados entre processos 
 
 dois processos também pode compartilhar dados entre si com um objeto " Cachimbo ", que cria uma conexão entre os dois processos. Usando esses objetos de conexão , um processo filho pode enviar dados para um processo pai , permitindo que o processo pai para manipular ou imprimir os dados salvos. O exemplo a seguir mostra o uso do objeto Tubo : 
 
 def enviar (criança) : 
 
 child.send ( [1 , 2, 3 ]) //o processo filho envia os dados quando execução 
 
 child.close () 
 
 if __ name__ == ' __main__ ': 
 
 pais, filhos = Pipe ( ) 
 
 p = Processo (target = f , args = ( criança, ) ) 
 
 p.start () 
 
 parent.recv print () //processo pai recebe dados de criança 
 
 p.join