Python é uma linguagem de programação de propósito geral adequado para o desenvolvimento de aplicações Web e software desktop. Parte da proeminência do Python vem de sua natureza amigável , facilitada por uma extensa biblioteca de pacotes e módulos. Estes módulos de ajudar os programadores a realizar tarefas , tais como a criação e gestão de bases de dados , bem como a obtenção de dados sobre o sistema operacional hospedeiro. Ao utilizar essas bibliotecas , você pode verificar a existência de um arquivo de banco de dados antes de executar qualquer ação sobre ele. Coisas que você precisa
Python Interpreter
Show Mais instruções
1
Digite o código esqueleto básico para o intérprete. O código vai exigir dois pacotes especiais : o pacote " sqlite3 " eo pacote " os.path " . Sqlite3 representa a interface Python para bancos de dados SQL , eo pacote OS representa funções para interagir com o sistema de arquivos. Importe os dois pacotes usando o comando " import" :
>>> import sqlite3
>>> import os.path
2
Verificar a existência da base de dados usando " os.path ". O pacote os.path contém uma função, "existe ()" , que retorna um valor verdadeiro ou falso , dependendo se ou não existe um arquivo em um determinado lugar no sistema de arquivos . Desde os bancos de dados são tipicamente apenas arquivos ou séries de arquivos , a função os.path.exists () pode verificar o banco de dados :
>>> os.path.exists ('/users /username /db ')
Falso //não existe
3
Criar o banco de dados se o arquivo não existe. O sqlite3 " connect () " função irá criar um banco de dados se ele não existir, sem avisar o programador que não havia nenhum arquivo de banco de dados , para começar. Usando os.path.exists ( ) , o programador pode verificar o banco de dados e executar alguma ação que não deveria existir :
>>> if ( os.path.exists ( ' /users /bob /data ')) :
. . . //executar algumas operações de banco de dados
>>> mais:
. . . /* obter a entrada do usuário para criar banco de dados * /Tablet