? A linguagem de programação Python fornece uma série de módulos de funções integradas que simplificam o gerenciamento de arquivos e diretórios de dados. Os módulos permitem executar tarefas comuns, como comparar o conteúdo do diretório . Em Python , essas tarefas levam apenas alguns passos , em comparação com as muitas linhas de código personalizado necessários em outras línguas. Embora em grande parte baseado em idéias Unix , as funções também funcionam para sistemas Microsoft Windows. Os.path
No momento desta publicação , o módulo os.path consiste em 31 funções que recuperam informações de um caminho de diretório. Os.path é um módulo genérico; Python possui um conjunto de módulos específicos do sistema operacional , tais como posixpath para Unix e ntpath para Windows , que têm o mesmo conjunto de funções como os.path . Os.path.exists () retorna um lógico "true" se o caminho do diretório especificado na função existe , caso contrário ele retorna um " falso". Os.path.getatime () retorna a data e hora do computador acessado pela última vez o caminho . Algumas funções os.path trabalhar apenas para determinados sistemas operacionais , por exemplo, a função os.path.samefile Unix () tem dois parâmetros e retorna um "true" se identificam o mesmo nome de arquivo ou diretório
.
Filecmp
O módulo filecmp tem duas funções que comparam o conteúdo dos arquivos e diretórios. Filecmp.cmp () tem dois parâmetros que especificam nomes de arquivos. A função retorna um verdadeiro se os arquivos são os mesmos e um falso caso sejam diferentes . Além disso, passar um terceiro parâmetro opcional chamado de " superficial" para a função de comparar diferenças. Este parâmetro é verdadeira ou falsa , e se ela é falsa , a função compara os dados reais dos dois arquivos . Caso contrário, ele compara as informações do diretório do arquivo, como tamanho e data de criação, o que leva menos tempo. Filecmp.cmpfiles () recebe três parâmetros: dois diretórios e uma lista de arquivos comuns a eles e compara os arquivos como um lote. A função retorna três listas de nomes de arquivos : os que corresponderem, aquelas que não o fazem e os que produziram erros. Se um arquivo não existe em um dos diretórios , por exemplo, ele conta como um erro.
Tempfile
um módulo chamado tempfile simplifica a manipulação de arquivos e diretórios temporários . Ao invés de criar arquivos temporários no diretório de trabalho do programa , um programa pode colocá-las em um subdiretório ou outro local. Tempfile.tempdir () retorna o caminho do diretório temporário atual. Tempfile.TemporaryFile () cria um objeto de arquivo - como o que existe apenas enquanto ele permanece em aberto , e não aparece em qualquer lista de diretórios. Tempfile.NamedTemporaryFile () funciona da mesma forma que tempfile.TemporaryFile ( ), mas cria um nome que aparece nas listagens de diretório , desde que o arquivo permanece aberto.
Shutil
O módulo shutil Python realiza cópia de alto nível , mover e remover operações em arquivos e diretórios. Um programa Python usando funções shutil herda as permissões do usuário ; Python defende restrições à cópia e apagar arquivos de outros usuários. Shutil.copyfile () tem dois parâmetros, um nome de arquivo de destino e uma fonte . A função copia os conteúdos do arquivo de origem para o destino . Shutil.copytree () copia uma árvore de diretórios inteira, incluindo os subdiretórios, a partir de um local de origem para um destino . Shutil.rmtree ( ) remove uma árvore de diretório inteiro , incluindo todos os arquivos no diretório e em todos os subdiretórios . Shutil.move () move um arquivo ou pasta para um novo local .