Python permite que você use estruturas simples , como listas e tuplas , e ainda permite que você desenvolvê-los através da criação de conjuntos . Você também pode criar suas próprias estruturas de classe e criar objetos para usar em seus programas. Cada estrutura de dados tem um propósito e uma sintaxe diferente. Classes fornecer o máximo de flexibilidade com o que você pode fazer com eles , mas eles também são os mais difíceis de implementar. Listas
A estrutura da lista em Python é um grupo de valores relacionados armazenados juntos em colchetes , mas separados por vírgulas. Por exemplo , " [ 1,2,3,4 ] " é uma lista de números . Você pode salvar qualquer tipo de dados em uma lista, e acessá-los usando os valores de índice. Python usa zero indexação, o que significa que o primeiro valor tem índice zero, o segundo valor tem índice de um, e assim por diante. Python tem muitos métodos que você pode usar para modificar listas, como adicionar ou remover itens , contando o número total de itens e inverter a ordem da lista.
Classe Objetos
Python permite que você faça aulas personalizadas com diferentes funções e métodos , em seguida, implementá-los em seu programa de criação de objetos. Você criar um usando a palavra-chave "class ", seguido de um nome, então a declaração de variáveis de classe e funções. Mais tarde, em seu programa, fora do código de classe , você cria um objeto de classe , chamando a classe , e então você pode definir e obter os vários atributos criados na definição de classe.
Tuples
uma tupla Python é uma estrutura de dados que se assemelha a uma lista, mas tem uma função diferente . Tipicamente , um tuplo contém , pelo menos, dois artigos, tais como um par de coordenadas . No entanto, você também pode usá-los para armazenar registros em um banco de dados com um número fixo de campos. Tuplas são diferentes das listas em que eles usam suportes círculo em vez de colchetes. Além disso, você não pode usar métodos em tuplas como acrescentar ou remover .
Conjuntos
Um conjunto é uma estrutura que tem uma lista desordenada e remove todos os valores duplicados a partir dele , em seguida, permite que você consulta o conjunto para ver se certos itens existir nele ou não , o que você não pode fazer com uma lista só. Por exemplo, se a sua lista contém notas de alunos de 60 , 75, 80 e 75 de novo , quando você cria um conjunto chamado "graus , ' apenas os valores exclusivos são adicionados a ele . Em seguida , você pode consultar o conjunto digitando '65 nas classes ', que retorna false , ou '80 nas classes ", que retorna true .