Duas das tarefas de administração mais comuns para o servidor MySQL está a criar e gerenciar contas de usuários e monitoramento de logs do sistema. As contas de usuário são atribuídos a partir de dentro do servidor MySQL e são geralmente diferente do nome de usuário e senha para o sistema Windows ou Unix /Linux MySQL reside. Logs do servidor são gerenciados fora do servidor MySQL e devem ser verificados e limpos regularmente pelo administrador do sistema . Outras tarefas de administração são discutidos no capítulo 5 do manual de referência MySQL (ver referências abaixo). Contas de Gestão de Conta de Usuário
MySQL são definidos pelo nome de usuário e da máquina cliente que o usuário pode se conectar a partir . Cada conta também deve ter uma senha. Os nomes de usuário do MySQL não têm relação com os nomes de usuário nos sistemas Windows ou Linux /Unix. Embora em sistemas Unix /Linux , o cliente MySQL tentará entrar com o nome de usuário da conta se o " -u " ou "- usuário" opção não for especificada . As senhas para a conta do MySQL também não são as mesmas que as senhas de contas do Windows ou Unix /Linux.
Usuários do MySQL deve ser adicionado ao servidor com a declaração "CREATE USER" . Esta declaração tem a sintaxe :
CREATE USER 'user' IDENTIFICADAS POR SENHA 'password' ;
Cada usuário também devem ser concedidos privilégios específicos com a declaração " GRANT " . Esta declaração tem a seguinte sintaxe:
privilégios conceder, no banco de dados * TO ' someuser ' @ ' somehost ';
usuários Removendo é feito com o " DROP USER " comando, que tem a sintaxe . :
DROP USER 'user' ;
os logs do servidor
Há vários arquivos de log que contêm informações sobre o que está acontecendo no mysqld . Eles incluem o log de erro , o log de consulta geral, o log binário eo log de consultas lentas . Os registros são mantidos no diretório de dados do mysqld (C: \\ Arquivos de programas \\ MySQL \\ MySQL 5.1 \\ data Server em Windows e /usr /local /mysql sistemas /varon Unix ) .
O log de erro contém informações tais como quando o mysqld foi iniciado ou parado e quaisquer erros que ocorrem quando o sistema está funcionando . O log de erro é chamado de " hostname.err " por padrão em sistemas Unix . Em sistemas Windows, você deve especificar " - log-error " nos arquivos de opções ou durante a partida , ou então os erros serão impressos para o seu terminal
O registo de consulta geral contém dados sobre quando os clientes se conectam , . cada instrução SQL que o cliente envia para o servidor e quando o cliente se desconecta . O log de consulta geral é nomeado " hostname.log " por padrão, mas pode ser alterado com o . Opção "- log = filename"
O log binário contém todas as instruções que atualizam dados , incluindo declarações que poderiam atualizar os dados , mas não o fazem. É usado para a replicação do banco de dados e recuperação de dados . Por padrão, o arquivo é chamado "hostname -bin" .
O log de consultas lentas consiste nas instruções SQL que levam mais de 10 segundos para executar. (Este número pode ser alterado mudando a variável de sistema " long_query_time " . ) O log é chamado de " hostname- slow.log " por padrão. Este arquivo é usado para encontrar instruções SQL que precisam ser otimizado para rodar mais rápido.
Os arquivos de log devem ser apuradas regularmente. Existe um script chamado " mysql -log- rotate ", que pode ser executado regularmente como um trabalho cron. Em outros sistemas , você terá que escrever seu próprio script para rodar os arquivos de log em uma base regular.