Linux , Apache, MySQL e PHP compõem o ambiente Web mais comumente instalado hoje. Tanto o Apache e MySQL são programas de servidor e é muito comum para executar os quatro programas em um único computador físico. Se você tiver aplicativos mais avançados ou uso intensivo de banco de dados, você pode achar que o MySQL está consumindo a maior parte dos recursos do computador servidor e está causando sites para se tornar lento ou não responder . Nesse caso, você deve investigar colocando MySQL em seu próprio servidor físico dedicado. Se você fizer isso , existem algumas vantagens em relação a ter PHP e MySQL em execução no mesmo servidor. Definição de um servidor
Em um ambiente Web , a palavra " servidor " não implica apenas um computador físico separado , um servidor pode ser um programa de computador que escuta solicitações em uma porta específica e em seguida, serve , ou responde a , esses pedidos. É bastante comum para executar vários servidores no mesmo computador físico, o que é às vezes chamado de "caixa. " No entanto, dois programas de servidores que escutam a mesma porta não pode ser executado no mesmo computador físico.
LAMP
PHP requer um servidor web e normalmente é implementado no servidor web Apache . O MySQL é um programa de servidor em si . Apache, PHP e MySQL são mais comumente implementadas em conjunto em uma versão do sistema operacional Linux. Esta configuração é conhecida como " LAMP ", que significa Linux , Apache, MySQL e PHP, e muitas vezes é usado em um único computador físico. Apache escuta e responde às solicitações na porta 80 . Quando recebe um pedido de um arquivo PHP, Apache corre o interpretador PHP no código PHP. Monitores MySQL e responde a consultas na porta 3306 .
Dedicado MySQL
Depois de instalar a pilha LAMP em um único computador servidor, você deve monitorar o rendimento e utilização do computador . Se você tem aplicações muito ativos ou uso intensivo de banco de dados, você pode descobrir que o servidor MySQL está consumindo a maior parte dos recursos de computação . Quando isso acontece, os outros servidores , como o Apache , tem que esperar para atender suas solicitações , mesmo quando esses pedidos não envolvem um banco de dados MySQL . Isso pode tornar os sites hospedados neste computador parecer lento e sem resposta. Se isso acontecer, você deve investigar colocando MySQL em seu próprio servidor físico. Um administrador de sistema Linux pode ajudar a monitorar os recursos que estão sendo utilizados por cada um dos servidores e um administrador de banco de dados MySQL pode ajudar a estimar o poder de processamento que você precisa para um servidor MySQL dedicado.
Vantagens de servidores separados
não há razão para colocar Apache /PHP e MySQL em servidores separados , a menos que você encontrar ou antecipar problemas de desempenho. No entanto , existem algumas vantagens em ter servidores separados . Primeiro, você pode implantar um hardware diferente com base no tipo de servidor. Apache muitas vezes pode ser executado em hardware menos caro do que MySQL e você pode até ser capaz de usar hardware de reposição para Apache e PHP. Em segundo lugar, você pode ajustar como o Linux é configurado em cada máquina para obter o máximo de desempenho com base no tipo de processamento que ele faz. Em terceiro lugar, se um servidor falhar você não perde tanto Apache /PHP e MySQL ao mesmo tempo .