O lançamento do Java 1.5 , também chamado de J2SE 5.0, viu a introdução de uma variedade de recursos novos e úteis. Old Java 1.4 gurus ainda pode trabalhar a sua magia , mas se você é um que é definitivamente vale o seu tempo a olhar para algumas das diferenças entre Java 1.5 e Java 1.4 . Muitas questões da liberação de idade foram abordados . Genéricos
A maior diferença entre os dois libera Java é a nova função de genéricos . Genéricos permitem que você deixe o tipo de um determinado argumento ou campo ambíguo. Quando você instanciar a classe no código, você pode especificar que tipo ele deve usar . Eles são úteis para estruturas de dados , como listas ou árvores , deixando de escrever uma única classe para lidar com estruturas de inteiros , cordas ou qualquer outra coisa.
Para Loops
Outra grande diferença é um aprimoramento para a sintaxe de loop. Em vez de lidar com iteradores , você pode simplesmente escrever um loop que irá automaticamente através de cada item em uma estrutura iterable , ou a cada item em uma matriz .
Autoboxing e Unboxing
Java 1.4 , sempre que você usou classes wrapper para os diferentes tipos primitivos , você teve que lidar com eles como qualquer outra classe , utilizando os seus construtores e métodos de acesso . No Java 1.5 , você pode usar instâncias de uma classe wrapper como um tipo primitivo e Java vai saber o que você quer dizer.
Enums
Java 1.5 introduz enums , curto para enumerações. Estes são basicamente os tipos personalizados. Quando você faz uma enumeração , você listar os diferentes valores válidos. Você pode então usar o seu enum como um tipo primitivo . É muito melhor do que a criação de listas de ints finais para as suas constantes.
Matriz de argumentos
Agora há uma nova sintaxe para passar matrizes como argumentos para funções. Em vez de usar uma matriz como um argumento, você pode usar o novo "..." sintaxe . Então, em vez de construir uma matriz para passar para o argumento , você pode apenas listar os elementos em sua chamada de função e vai embalá-los automaticamente em uma matriz .
Estática Import
< br >
Outra novidade é a possibilidade de importar os membros estáticos de aulas . Ao invés de escrever interfaces que apenas têm campos estáticos, você pode escrever classes reais com eles e só usar importação estática.
Anotações
A última grande diferença entre os dois Java lançamentos é o novo recurso de anotações de meta-dados . Estas são pequenas notas para o compilador que você pode anexar a seus métodos , dizendo-lhe para adicionar automaticamente certos métodos ou campos , ou tratar o método de forma diferente.