aplicações Java utilizam funções aleatórias , por várias razões . Para jogos e aplicações de entretenimento , os programadores podem usar números aleatórios para criar um elemento de surpresa em termos de comportamento do programa. Seja qual for a razão para o uso de funções aleatórias em um programa Java , a tarefa é geralmente simples . Há duas maneiras principais para usar aleatoriedade em Java, usando a classe Math ou a classe Random . Funções Pseudo -Random  
 Java para gerar números aleatórios realmente não resultar em valores que são genuinamente aleatória. Este é frequentemente o caso com as linguagens de programação de computador , já que a aleatoriedade verdadeira é difícil de alcançar dentro de um programa . Java em vez disso usa pseudo- randômicos , que aparecem aleatoriamente para usuários. Bons métodos pseudo-aleatórios , como aqueles usados em Java, se aproximam dos valores que se obtém com uma função aleatória genuíno , por isso são geralmente adequados para a maioria das funções do aplicativo . 
 Math Aleatória Método 
 
 
 a classe Java Math fornece um método para retornar um número aleatório. O método aleatório da classe Math retorna um valor de tipo primitivo de casal. O valor retornado é um número positivo entre 0.0 e 1.0 , por padrão. O código a seguir demonstra o uso da classe Math para obter um número aleatório dentro de um programa Java : 
 
 dupla RandNum = Math.random (); 
 
 Se um programador quer que o valor a ser entre um e dez, a seguinte estrutura realiza esta alteração : 
 
 dupla RandNum = Math.random () * 10; 
 
 O resultado também pode ser convertido para um valor int a seguinte: 
 
 int randInt = (int) RandNum ; . 
 
 Um programa pode necessitar de um número inteiro nos casos em que o número aleatório vai ser usado para acessar um elemento da matriz 
 classe Aleatório 
 
 A classe Random fornece métodos mais abrangentes para o uso de números aleatórios em um programa Java. Classes Java que pretendem usar a classe Random pode importá-lo da seguinte forma: 
 
 java.util.Random importação; 
 
 Uma vez importados , os programas podem criar um objeto aleatório da seguinte forma: 
 
 Aleatório RandGen = new Random (); 
 
 O objeto aleatório é um gerador de números aleatórios , com métodos para gerar vários tipos de valor. Para gerar um valor int em um determinado intervalo , os programas podem usar o seguinte código : 
 
 int randomInt = randGen.nextInt (10); 
 
 Este código gera um valor int aleatório entre zero e 9 . O parâmetro indica a extremidade superior da gama desejada , mas é exclusiva , de modo que o valor mais elevado , com um parâmetro de 10 será 9 . A classe Random também fornece métodos para retornar números aleatórios de tipos double , float e longo prazo. 
 Uso de números aleatórios 
 
 programas Java podem usar números gerados a partir de funções aleatórias em alguma forma eles podem usar outros valores numéricos . Um uso comum envolve acessar um elemento aleatório em uma matriz, com o índice da matriz a ser escolhido pelo processo de geração de números aleatórios . O exemplo a seguir demonstra escrever um valor selecionado aleatoriamente a partir de uma matriz : 
 
 Aleatório indexGenerator = new Random (); 
 
 String [] = { someWords " maçã ", "banana ", "pera "," laranja "}; 
 
 int randomIndex = indexGenerator ( someWords.length ); 
 
 System.out.println ( someWords [ randomIndex ]; 
 
 O índice escolhido estar dentro do intervalo de matriz porque o programa está passando o comprimento da matriz como parâmetro para o método " nextInt " .