? Programação de computadores começa muito antes de começar a introduzir o código . Cada programa é uma solução para um problema , se era o problema Y2K temível em 1999 ou apenas um simples balanço de seus extratos bancários . Os diagramas de estado permitem que você quebrar o problema em suas menores partes por mapear os diferentes estados de ser e de transições permitida por uma determinada situação proposta. Os diagramas de estado usa símbolos simples em lugar de uma linguagem de programação complexa para decidir a direção do programa. Instruções
1
Desenhe um círculo . Rotulá-la " Estado inicial ". Este é o início do diagrama , e representa , antes de qualquer acção que aconteceu ou nada mudou . Por exemplo, você quer mostrar o que acontece quando alguém puxa uma alavanca. O estado inicial representa que ninguém puxou a alavanca .
2
Desenhe outro círculo um centímetro abaixo estado inicial. Desenhe uma seta com origem no estado inicial e voltada para o novo círculo . Rotular a seta com a ação que está sendo realizada no estado inicial. Rotular o novo círculo com o efeito da ação teve no estado inicial. Se a ação é " alavanca puxar ", o novo estado deve ser intitulado " Lever puxado ".
3
Desenhe setas para novas acções e círculos para os novos estados. Rótulo de acordo. Reutilize estados anteriores , quando possível. Se outra ação é "empurrar a alavanca para trás, " traçar a linha para um estado que representa onde a alavanca não foi puxado.
4
Desenhe um círculo na parte inferior. Anexá-lo ao esquema pré-existente com a seta ação final. Rotulá-la " Estado Final. " Este é o último estado a ser alcançado , embora seja possível ter mais de um estado final.