Oracle Real Application Clusters é um banco de dados de aplicativos de negócios. Oracle RAC tem uma arquitetura de cache compartilhado no qual os programadores podem criar e armazenar arquivos em um conjunto comum de discos compartilhados. Além disso, o ambiente Oracle RAC oferece soluções escaláveis para aumentar a memória e processador capacidade de conectar as transações comerciais entre os bancos de dados. Para instalar o banco de dados, a Oracle criou procedimentos operacionais padrão. Pré -instalação Passos
Programadores deve configurar servidores para instalação RAC . Eles devem projetar o servidor host para apoiar a instalação. A Oracle se refere ao servidor host como nós , que são uma parte do cluster de aplicativos. Cada nó deve ter um disco compartilhado, comutadores redundantes para se preparar para o fracasso do sistema, e um endereço de IP privado e público (Internet Protocol).
Instalação
Instalação RAC é um processo de duas etapas . O primeiro passo requer que o programador para instalar CRS , uma solução de gerenciamento de cluster usado para definir a maneira como os servidores distribuir a carga de trabalho . O programador deve instalar serviços de cluster - pronto com o Oracle Universal Installer ( OUI) . Para a segunda etapa , o programador deve instalar o sistema de banco de dados Oracle e começar a criar serviços para o ambiente RAC .
Armazenamento
Os programadores podem usar automática de armazenamento da Oracle solução de Gestão para simplificar o gerenciamento do sistema através da criação de grupos de discos . Por exemplo , o Oracle permite que o programador gerenciar o conteúdo e distribuição de arquivos, definir grupos de discos e de falha e fornecer dados e redundância do sistema .
Configurar parâmetros
a Oracle mantém o banco de dados parâmetros utilizados para a inicialização em um arquivo de parâmetro do servidor . Isso permite que os programadores a usar o arquivo , a fim de gerenciar os parâmetros . Alguns parâmetros incluem ACTIVE_INSTANCE_COUNT , que permite que o programador para designar as instâncias primárias e secundárias, e DB_FILES , que especifica o valor válido máximo , ou o número de arquivos de banco de dados pode abrir usando o parâmetro .
RAC Instâncias < br >
programadores devem usar o sistema de controle de grade da Oracle para gerenciar as instâncias do banco de dados RAC . O sistema permite que os programadores para iniciar ou parar uma instância e monitorar estas atividades de banco de dados. Os programadores podem usar tais comandos como "shutdown normal", " encerramento imediato " ou " desligamento transacional " para abortar casos RAC
Applications Failure
O ambiente Oracle RAC . Fornece suporte para quando uma instância falhar. Os usuários do banco de dados deve criar barreiras de proteção para impedir a falha de hardware. Os procedimentos operacionais padrão permitir que os programadores para encerrar uma instância para realizar recuperações , restabelecer conexões entre grupos e reconfigurar o banco de dados.
Adicionando nós
programadores podem inserir nós adicionais e instâncias para Real Application Clusters existentes dentro de um ambiente RAC . Eles devem configurar o sistema de banco de dados para suportar o protocolo de dados e redes transmissões entre nós em um cluster . As etapas de instalação para adicionar um novo nó são diferentes para cada sistema operacional .
Gerenciando Registro Cluster
O Cluster Registry Oracle fornece programadores com métodos para configurar o banco de dados , o cluster componentes e serviços. O comando "config srvctl " permite que o programador para exibir os detalhes que as lojas OCR. Os programadores podem enviar ( "exportar" ) conteúdo de OCR para um arquivo de destino , altere o local de backup de arquivos OCR ( " backuploc " ) e atualizar o registro para uma versão mais recente.
< Br >