As linguagens de computador Prolog e Lisp tanto alto escalão no campo da inteligência artificial (AI) de pesquisa. Lisp é uma linguagem mais velho de propósito geral usado para construir programas que imitam o comportamento humano enquanto Prolog veio mais tarde e se concentra em bases de conhecimento e sistemas especialistas . Por Lisp ?
Lisp é uma das línguas mais antigas de alto nível de programação de computadores . Como uma linguagem de propósito geral , tem um rico conjunto de tipos de dados , bem como estruturas de dados internos , como listas , árvores e mapas. Ele também fornece um rico conjunto de funções que operam sobre esses tipos e estruturas de dados . Em muitos aspectos, a língua é similar em escopo para Java ou Python, e ao longo do tempo evoluiu para oferecer muitas das mesmas características, incluindo objetos e tipos de dados dinâmicos.
Por Prolog ?
< Br >
Prolog é uma linguagem de programação declarativa que se especializa em raciocínio baseado em inferência. Ele usa a lógica especializada para derivar novos conhecimentos a partir de uma lista de regras conhecidas como uma base de conhecimento . A linguagem funciona bem para tarefas como provar teoremas matemáticos e construção de sistemas especialistas .
Diferentes Abordagens
A principal diferença entre as duas línguas é a forma como os problemas são descrito . Em Lisp, o programador deve descrever a forma como o computador vai resolver o problema . Em um programa de xadrez , o desenvolvedor poderia instruir o computador para analisar todos os movimentos possíveis , criando uma árvore de decisão na memória, em seguida, ter o computador determinar quais das opções é o melhor. Em Prolog, o desenvolvedor não precisa descrever como, mas em vez lista as regras então aponta o programa para os resultados desejados. Por exemplo, o programa pode incluir uma lista de sintomas médicos e diagnósticos possíveis , então , dada uma lista de sintomas , o programa irá se classificar os diagnósticos mais prováveis.
Comum Aim
Uma das semelhanças que faz línguas único é a sua capacidade de reescrever -se como o programa está sendo executado . Esta é a forma como ocorre a inteligência artificial. Em Lisp , o próprio programa pode ser tratada como dados que o programa pode manipular. Os algoritmos genéticos , programas que se transformam de forma aleatória e evoluir , pode sintonizar -se com o tempo, encontrar formas mais rápidas para chegar a uma solução . Em Prolog, novo conhecimento derivado de regras existentes, bem como a entrada do usuário podem ser adicionados à base de conhecimento para que ele aprende como ele é executado.
Escolhendo um idioma
Ambos línguas têm os seus pontos fortes e fracos. Prolog é adequado também para o seu domínio do problema , mas não pode mover-se muito fora dele. Lisp pode resolver mais problemas , mas é preciso mais código para fazê-lo. Escolha Prolog para problemas baseados no conhecimento Lisp para outras áreas.
Para aqueles que querem se juntar ao campo de pesquisa ou apenas se envolver em uma nova língua, estes são ótimos para trabalhar com ele. Versões gratuitas de código aberto de ambas as línguas estão disponíveis na Internet e em qualquer computador de mesa médio tem mais energia suficiente para lidar com a carga de trabalho.