Matrizes são uma representação matemática de um conjunto de números , chamados de elementos , dispostos em linhas e colunas . A melhor maneira de armazenar e processar as matrizes em Qbasic é a utilização de matrizes bidimensionais . Uma matriz pode ser pensado como uma única variável que armazena uma lista de valores , em uma ou mais dimensões , referindo-se a cada valor, com as suas coordenadas em parênteses após o nome da variável . Uma vez que os dados são organizados em matrizes 2D de dimensões correspondentes , QBasic pode executar operações básicas sobre as matrizes automaticamente. Instruções
1
Declare duas matrizes do tamanho desejado , 2- dimensional usando o comando DIM na seguinte forma :
DIM MatrixOne (3 , 5)
DIM MatrixTwo (3, 5)
Este exemplo irá criar dois arrays 3 -por- 5 nomeados MatrixOne e MatrixTwo , respectivamente. Os números de linha e coluna nas matrizes vai começar com zero, de modo que as coordenadas neste exemplo que variam de MatrixOne (0 , 0) para MatrixOne (2, 4)
2
Encha as matrizes com o valores desejados por atribuir um valor a cada par de coordenadas da seguinte forma :
MatrixOne ( 0, 0) = 4
Para preencher cada matriz com números inteiros consecutivos , utilize o seguinte código , substituindo 3 e 5 , com as dimensões de suas matrizes :
V = 1
Para X = 1 a 3
- FOR Y = 1 a 5
---- MatrixOne (X , Y) = V
---- V = V + 1
- PRÓXIMO
PRÓXIMO
3
Executar operações de matriz simples , adicionando ou subtraindo as variáveis da matriz , como neste exemplo :
MatrixOne = MatrixOne + MatrixTwo
Para preservar os valores nas matrizes originais , declarar uma terceira matriz cujas dimensões correspondem dimensões das duas primeiras matrizes ' . Atribuir os resultados da operação para a terceira matriz usando este código:
DIM MatrixResult (3, 5)
MatrixResult = MatrixTwo - MatrixOne