Aplicativos multilíngues são programas de software, sites ou aplicativos que suportam vários idiomas. Em vez de se limitar a um único idioma, eles permitem que os usuários selecionem seu idioma preferido e experimentem o aplicativo nesse idioma. Isso inclui não apenas texto, mas potencialmente também:
*
Texto: Todos os elementos da interface do usuário (botões, menus, mensagens de erro etc.) são traduzidos.
*
números e datas: A formatação é ajustada às convenções locais (por exemplo, vírgula versus período como separador decimal, ordem de data).
*
moeda: Exibe símbolos e formatos de moeda apropriados para a região selecionada.
*
Imagens e ícones: Pode ser substituído por alternativas culturalmente apropriadas. (Embora menos comum, algumas aplicações podem até usar imagens diferentes para explicar as sensibilidades culturais)
*
áudio e vídeo: Vozinhas, legendas e outros elementos audiovisuais estão localizados.
*
Suporte direito à esquerda (RTL): Para idiomas como árabe e hebraico, todo o layout do aplicativo precisa ser invertido para acomodar o texto que flui da direita para a esquerda.
*
layouts de teclado: O aplicativo pode alternar automaticamente para o layout de teclado apropriado com base no idioma selecionado.
O objetivo de um aplicativo multilíngue é fornecer uma experiência localizada, tornando o aplicativo acessível e fácil de usar para um público mais amplo, independentemente de seu idioma nativo. Isso pode aumentar significativamente o envolvimento do usuário e o alcance do mercado para empresas e organizações. O processo de adaptação de um aplicativo para vários idiomas é chamado de localização.