A cifra é um tipo simples de código que substitui cada letra da mensagem secreta com um símbolo ou caractere específico. Uma das mais conhecidas é a cifra de César , que simplesmente avança o alfabeto de um determinado número de letras , de modo que A é B e B é C, ou A é H e B é N, dependendo de quão longe você transferi-lo . Ao manipular valores ASCII , você pode facilmente escrever um programa em C que pode executar operações como esta para você em tempo real, criptografar instantaneamente qualquer mensagem que você digita. Instruções
um
Inclua o arquivo de cabeçalho de entrada /saída padrão e declarar uma função de criptografia que leva um inteiro. Este inteiro vai representar o número de letras de mudar a cifra. Em uma cifra com uma mudança de 1 , A seria B , com um deslocamento de 2 , A seria C e assim por diante . Este código preliminar deve ser semelhante a este :
# include
criptografar void ( int letter_shift );
2
Criar a criptografar () função. Isso deve começar por declarar uma variável char, que vai ficar para a letra sendo codificado ou decodificado. Imprimir uma mensagem na tela pedindo para entrada e , em seguida, armazená que a entrada na variável Char. Deve ser algo como isto:
criptografar void ( int letter_shift )
{
char ch ;
printf (" Digite o texto para criptografar : ");
ch = getchar ();
3
Escrever um loop while que examinar o caráter atual e realizar a criptografia. O loop deve verificar para ver se o personagem está dentro do intervalo alfabeto ASCII, só de criptografá-lo se isso acontecer, e passar cartas perto do fim do alfabeto de volta ao começo . Desta forma, uma cifra com uma mudança de 1 tornará Z como A , e não como [ . O loop irá imprimir cada letra na tela como ele criptografa -la, só parando quando ele encontra o caractere de nova linha . Esta segunda metade do criptografar () função deve ter a seguinte aparência :
while (! Ch = '\\ n ')
{
if ( isalpha ( ch) )
{
if ( isupper ( ch) && isupper ( ch + letter_shift )