Na programação C, "matrizes " representam coleções de dados com base no tipo de dados (como um inteiro ou caractere) definido sob o mesmo nome . Uma matriz também pode representar uma coleção de matrizes. Estes arrays " multidimensionais " pode revelar-se um pouco complexo , mas necessário em determinados cenários de programação. Um desses casos é a coleta de dados de cadeia , tais como palavras ou frases, a partir de um usuário e armazenar cada corda como uma entrada em um array. Coisas que você precisa
editor de texto
compilador C (GCC)
Mostrar Mais instruções
1
Criar uma matriz multidimensional de caracteres. A declaração de matriz multidimensional típico em um programa C será semelhante a este :
# include
# include int main
() {
caractere string_array [10] [ 30];
}
C , cordas existir como arrays de caracteres , terminando com um símbolo nulo de terminação ( " \\ 0 " ) . Assim, a fim de armazenar uma coleção de matrizes de caracteres que representam seqüências , é necessário um array de arrays de caracteres ( multidimensionais ) . A matriz " string_array " no exemplo acima irá realizar 10 arrays de caracteres , a cada 30 caracteres.
2
Ler entrada do usuário a partir do teclado usando a função " scanf ()" . A função recebe dois argumentos : o primeiro é um símbolo entre aspas , precedidas por um sinal de porcentagem ("%" ), que designa o tipo de dados que o esperado, eo segundo é o local em que os dados devem ser armazenados. Uma vez que estamos coletando uma string , o programador deve armazenar os dados em uma das matrizes , como string_array [0] - note que as matrizes começam no índice 0 . O código resultante seria semelhante a esta :
scanf ( "% s" , string_array [0] );
3
Use um loop para preencher outras cordas. Desde string_array representa um array de arrays , o programador pode usar um loop para dar a cada um dos 10 slots de uma nova cadeia. O seguinte trecho de código mostra como usar um loop "while" para pedir três cordas do usuário e armazená-los em string_array , imprimi-las mais tarde:
int i = 0;
while ( i < 3)
{
scanf ( "% s" , string_array );
printf (" % s", string_array );
}
4
Salve o código em um arquivo de texto e compilar . Se você nomeie o arquivo " example.c ", então você compilar usando gcc em um terminal com o seguinte comando :
gcc example.c
Execute o arquivo de saída usando o comando " . /a.out "(sem aspas ) eo programa irá solicitar a entrada do usuário para três cordas (para o laço ) e imprimi-los de volta para a tela.