? A linguagem de programação C + + serve como uma extensão das linguagens de programação C, uma das primeiras línguas modernas na história da computação. Como qualquer outra língua antes e depois dele , C + + depende da clareza de sua sintaxe para a sua eficácia . A sintaxe do C + + cai em certas categorias , como a estrutura e as declarações , operações e fluxo de controle . Estrutura
A única linha de código em C + + é chamado de " declaração ", e todas as declarações terminam com um ponto e vírgula ( ";") para sinalizar o final dessa declaração . Programadores chamar um conjunto de declarações que trabalham em conjunto para executar uma tarefa um "bloco ", normalmente separados de outros blocos por chaves ("{ }") . Por convenção, as quebras de linha são colocados entre as declarações e blocos, mas o compilador C + + só presta atenção às vírgulas e entre chaves quando a leitura do código. Um programador pode também incluir comentários usando barras invertidas duplas (" //") , que o compilador irá ignorar, mas outros programadores podem ler
declarações: . Variáveis
Programadores principalmente utilizar duas formas de declarações em C + +. O primeiro é a declaração da variável . A variável contém um valor único. Um programador declara uma variável , definindo seu tipo e dando-lhe um nome. O nome pode incluir qualquer caractere , enquanto que o personagem é uma letra , número ou sublinhado. O programador pode então atribuir um valor a essa variável usando o sinal de igual (" = ") . O exemplo a seguir ilustra declaração da função e atribuição :
int x , //uma variável inteira chamada " x "
de char letra ; //a variável caractere único
flutuar y = 5,6 //um número de ponto flutuante (decimal) , atribuído o valor 5,6
Declarações : Funções
a segunda declaração é uma declaração de função . Uma função é um bloco de código dado um nome , de modo que ele pode ser usado repetidamente durante um programa invocando aquele nome . A declaração da função requer que o programador para especificar o tipo de retorno da função , o que determina o valor que a função retorna quando concluído. A declaração também exige um par de parênteses após o nome , que contém a lista de argumentos. Em seguida , um par de chaves coloque bloco da função de código. Os exemplos seguintes ilustram declaração da função :
int myFunc (int argument1 ) {//função com valor de retorno "int" e um argumento inteiro
/* bloco de código * /
}
Operadores
C + + contém a funcionalidade para executar várias operações matemáticas e comparação durante o curso da execução do código. Na verdade, cálculo matemático é uma parte necessária de programação C + +. Existem operadores matemáticos típicos para a adição (+) , subtração (-) , multiplicação (*) e divisão (/). Operadores também existem para operações de comparação , como maior que (> ) , menor que (< ) , igual (==) , e não igual a ( =) . O exemplo a seguir ilustra algumas operações simples de matemática em C + +:
int x = 5 ;
int y = 6 ;
int z = x + y //z = 11
z = x - y //z = -1
z = z * x //z = (-1 x 5) = -5
x = y /y //x = 1
fluxo de controle: Se ... else
Para controlar a forma como um programa funciona , o programador usa de controle de fluxo declarações. Estas declarações dependem de instruções condicionais , que usam os operadores de comparação construídos em C + +. Declarações condicionais comparar dois ou mais valores e retornar um valor verdadeiro ou falso com base na comparação . O "se" instrução usa uma condição para determinar um curso de ação . Se uma declaração é verdadeira, então a instrução if vai executar um bloco de código. Caso contrário, nada acontece , ou outro bloco de código é executado se a instrução correspondente "else " existe. O exemplo a seguir ilustra as declarações if-else :
if ( x = 5)
{
//fazer algo
}
else {
//fazer algo mais
}
Fluxo de Controle: Laços
Além de declarações if-else , C + + também contém loops. Um loop leva um bloco de código e repete -lo com base em uma condicional. O loop "while" continua a loop sobre um bloco de código até que uma condição seja atendida. Por exemplo, o seguinte while continuará até variável x é maior ou igual a y, e , em seguida, seguir em frente :
while ( x < y) {
//code < br >
}
a " para" loop funciona de forma semelhante , mas é mais adequado para circuitos em que uma determinada quantidade de iterações são necessárias. Um loop tem um valor inteiro , seguido por um estado , seguido de um número de incremento. No exemplo a seguir , o loop para leva um inteiro "i", e continua até i é igual a 50 . A variável i será incrementado por um para cada repetição loop:
for ( i; i < 50; i = i + 1) {
//Código
}