Funções em C programação ajuda código modularize . Funções contêm blocos de código que realizam determinadas tarefas mais utilizadas. Os programadores podem chamar esses blocos de código usando o nome da função. No entanto, como um programador de verdade, declara uma função dita como ela pode usá-lo . Às vezes , um programador precisa definir uma função que simplesmente faz uma tarefa sem retornar nenhum resultado - que nenhum outro programador pode usar fora do arquivo que a contém. Neste caso, ela pode definir a função como estático e sem efeito. Função e tipos de retorno
Na programação C, cada função tem um tipo de retorno. Este tipo de retorno informa ao compilador C que a função irá produzir um valor de qualquer computação que executa. O programador pode usar o tipo de retorno e atribuí-lo a uma variável. Ela também pode usá-lo em uma instrução condicional ou em qualquer lugar o valor poderia ser útil no programa. Os exemplos a seguir mostram funções com diferentes valores de retorno , e como essas funções são chamadas na prática :
int myFunc (int x ) { return x
* 2;
}
carac myFunc2 () { return
' v ' ;
}
int y = myFunc (3 ) //"y" é igual a 6
de char letra = myFunc2 ( ) //" letra" é igual a " v"
funções void
funções Vácuo são diferentes, na medida em que retornar nenhum valor . Isso informa ao compilador que a função não deve retornar uma função usando a instrução "return" . No entanto , o programador ainda pode usar a instrução de retorno , desde que não retorna nenhum valor . A instrução return em uma função void pode interromper a função de início , se necessário , sem dar um valor. O exemplo a seguir mostra como uma função void pode olhar na prática :
myFunc3 void ( int z) {
if ( z == 0 ) {
retorno //termina a execução da função
}
else {
cout << z ; ' z' //prints , mas não retorna nenhum valor
< br >
funções estáticas
a palavra-chave "static" antes de uma função diz ao compilador que a função não deve ser visível fora de seu arquivo atual. Muitas vezes, os programadores escrever funções em arquivos de definição separadas que podem ser importados para outros programas. No entanto, um programador pode achar que é benéfico para limitar o acesso a uma função para o arquivo que a contém. A função só pode então ser usado por outro código existente no mesmo arquivo. O exemplo a seguir mostra como uma função estática funciona:
//função em " file1.h "
static int triplo (int x ) {
retornar x * 3;
}
//FILE2.C
importação " file1.h "
int main () {
int y = triplo (3 ) //compilador irá lançar um erro , afirmando que a função não existe
}
Funções static void
static void são funções que estão limitados a um único arquivo e que retornam nenhum valor. Devido a isto , a sua utilização é limitada . No entanto, se um programador quer escrever código específico de arquivo, uma função static void pode ajudar a organizar o código . Se um arquivo de origem C tem algumas funções que o programador irá utilizar em outros arquivos , e essas funções dependem de outras funções menores em seu arquivo de origem , o programador pode optar por fazer essas funções menores estática. Se essas funções são apenas a execução de tarefas e não retornar resultados, então o programador designá-los static void .