Em algoritmos de escalonamento não preemptivos, uma vez que um processo começa a ser executado, ele continua a ser executado até ser concluído ou bloqueado por algum motivo. Os exemplos incluem FIFO (First-In-First-Out), LIFO (Last-In-First-Out) e agendamento de prioridade.
Primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO) / Primeiro a chegar, primeiro a servir (FCFS) * O algoritmo de escalonamento First-In-First-Out (FIFO) é o algoritmo de escalonamento mais simples.
*De acordo com o FIFO, os trabalhos que chegam primeiro são executados primeiro, independentemente do seu tipo ou requisitos de recursos.
* O algoritmo de agendamento FIFO usa a estrutura de dados da fila para agendar os trabalhos.
* O tempo médio de espera é alto para agendamento FIFO.
* O algoritmo de escalonamento FIFO não é preemptivo, o que significa que uma vez que um trabalho começa a ser executado, ele não pode ser interrompido por outro trabalho, independentemente da prioridade ou do tempo de execução do novo trabalho.
Último a entrar, primeiro a sair (LIFO) * O algoritmo de escalonamento Last-In-First-Out (LIFO) funciona de forma oposta ao algoritmo de escalonamento FIFO.
*De acordo com o LIFO, o último trabalho que chegou na fila é executado primeiro.
* O algoritmo de agendamento LIFO também usa a estrutura de dados da fila para agendar os trabalhos.
* O algoritmo de agendamento LIFO também é um algoritmo de agendamento não preemptivo.
* O tempo médio de espera para agendamento LIFO é muito alto, pois os trabalhos recém-chegados precisam esperar muito tempo para chegar a sua vez.
Agendamento prioritário * O algoritmo de agendamento de prioridade permite que os trabalhos sejam executados com base em suas prioridades.
* Em um algoritmo de agendamento de prioridade, cada trabalho recebe um nível de prioridade e os trabalhos com níveis de prioridade mais altos são executados primeiro.
* Se houver dois ou mais trabalhos com o mesmo nível de prioridade, a política FIFO ou LIFO poderá ser usada para desempate.
* A principal desvantagem do algoritmo de escalonamento de prioridade é que se os níveis de prioridade forem atribuídos incorretamente, isso pode levar à falta de prioridade, onde alguns trabalhos de baixa prioridade podem nunca ser executados.