? Padrões atuais recomendam a 150 milissegundos de atraso de ida. Os padrões permitem um máximo de 400 milissegundos de atraso de ida. O atraso total é composto por vários componentes . Codec Atraso
O codificador /decodificador , ou codec, na fonte voz determina o algoritmo usado para codificar e decodificar a voz . O codec pode introduzir um atraso de 10 a 50 milésimos de segundo ou mais .
Transmissão Atraso
O atraso de transmissão é o tempo que leva para que o sinal se propagam à velocidade da luz sobre o circuito. Normalmente este é pequeno, mas em um circuito satélite , isso pode ser de 250 milissegundos.
Inclusão Delay
atraso de Inclusão é a quantidade de tempo que leva para relógio os bits para a linha . Um quadro de 8000- bit leva 800 microssegundos para transmitir a 10 megabits por segundo. O mesmo quadro leva 125 milissegundos para transmitir em uma linha de 64 kilobit por segundo .
Jitter buffer
atrasos Queueing apresentar variação do atraso ou jitter . Um jitter buffer deve ser utilizada no codec de recepção para facilitar o jitter antes que o som é recriado . Um buffer de jitter pode adicionar 80 milissegundos ou mais para o atraso .
Percepção do usuário
Se o total de todos estes atrasos é menor que 150 milissegundos , os usuários provavelmente não notar. Se o atraso é entre 150 e 400 milissegundos , os usuários irão notar o atraso, mas encontrará a linha ainda utilizável. Uma linha com um atraso de mais de 400 milissegundos seria considerado inutilizável por muitos usuários.