QoS ( qualidade de serviço) é um nível de qualidade do serviço que é pensado para ser obtida a partir de cada rede de comunicações pré- definida e quantitativamente determinado. Neste sentido, uma rede VoIP (Voice over Internet Protocol) tem seu próprio conjunto de especificações generalizadas delineando seus QoS ; associada principalmente a transmissão regulamentada e recepção de dados (voz , vídeo e texto) pacotes. Latência Minimização
A latência prazo em VoIP refere-se ao atraso causado durante o processamento e viajar de pacote de dados de um nó de rede para outra. De acordo com as recomendações feitas pela ITU ( International Telecommunications Union ), o período máximo de latência para um pacote de dados VoIP não deve exceder a 150 milissegundos.
Jitter Regulamento
um rede VoIP , o termo refere-se jitter às variações observadas no período de latência de entrega de pacotes de dados. Esta limitação é muitas vezes percebida como inevitável na natureza. Recomendações formais sugerem que esta variação não deve ser mais de 0,5 milissegundos em uma rede VoIP corporativa. A diferença entre os períodos de latência das duas sessões de comunicação em VoIP não deve ser superior a 0,5 milissegundos.
Eliminação de perda de pacotes
perda de pacotes ( ou perda de dados devido a congestionamento de tráfego de rede /carga) é uma ocorrência habitual no cenário da comunicação global. No entanto, em uma rede VoIP, até mesmo a perda único por cento dos pacotes de dados praticamente não é tolerado porque estes pacotes contêm principalmente codificado sinais de voz humanas. Por esta razão, arquitetos de rede são recomendadas para projetar uma rede VoIP, que tem um máximo de 0,3 por cento de perda de pacotes em suas sessões de comunicação global .