Cliente- servidor é o modelo tradicional para comunicações de rede. Na distribuição de tarefas realizadas por um aplicativo através de uma rede , este modelo é conhecido como uma configuração de duas camadas . Isso ocorre porque dois computadores estão envolvidos na entrega de tarefas de aplicações. Isto é particularmente aplicado a aplicações de dados. Uma configuração de três camadas se espalha a oferta de recursos ao longo de três computadores. Cliente-servidor Comunicação
" cliente-servidor " descreve como dois computadores se comunicam através de uma rede . Há dois computadores no relacionamento e tem de se iniciar o contato . Isto é o cliente . Os clientes não podem aceitar pedidos , apenas torná-los . Servidores existem para clientes do servidor . Um servidor tem recursos que os clientes precisam. O cliente contata o servidor com um pedido de recurso ou serviço, eo servidor responde por entregá-la.
Aplicações de duas camadas
A aplicação de duas camadas usa o modelo cliente-servidor para centralizar recursos em uma rede. Os servidores são geralmente grandes computadores com uma grande quantidade de armazenamento ou poder de processamento. Provavelmente o tipo mais conhecido de servidor é um servidor de arquivos. Em uma aplicação de duas camadas usando como servidor de arquivos , o arquivo de aplicativo de visualização é residente no computador do usuário, mas carrega o arquivo do servidor. Dois computadores estão envolvidos no fornecimento de exigência do usuário . Exatamente o mesmo processo ocorre quando um usuário "visitas" de uma página da web. Ao invés de ir para o servidor Web , o usuário nunca realmente se move , e assim não "visita" a página. Na realidade , o browser no computador do usuário solicita uma cópia de uma página da Web de um servidor da Web e , em seguida, interpreta as instruções da mensagem que chega em uma página formatada. Os dados reside em um computador remoto, o aplicativo interpretação reside no computador local.
Três camadas Aplicações
os benefícios da centralização e especialização de computador hardware empurra o modelo cliente-servidor para outra dimensão. Em aplicativos de duas camadas , a interface do usuário estiver em um computador eo conteúdo está em outro . A aplicação interpretar podem residir em qualquer um. Outro tipo de servidor é um servidor de aplicativos . O computador do usuário contém pouco poder de processamento e só tem uma vista sobre a aplicação , o que está realmente sendo executado em um computador remoto , mas parece estar a correr localmente. Esta é a base da " computação em nuvem ", que é atualmente uma rápida expansão campo dos serviços de Internet. Este cenário apresenta uma arquitetura de três camadas . Outro cenário de três camadas amplamente implementado envolve a entrega de dados de um banco de dados. Muitos sites são gerados dinamicamente a partir de dados recuperados de um banco de dados. Um exemplo disso é um motor de busca, ou um site de propriedade. Cada linha mostrada na página é realmente formatado saída de um banco de dados. A implementação de três camadas comum desses sites coloca o banco de dados em um servidor diferente para o servidor Web segurando o programa que gera a página da Web . O navegador , o servidor Web eo banco de dados residem em três computadores diferentes.
Aplicativos N -tier
Combinando servidores de aplicativos e servidores de banco de dados com base na Web rapidamente traz o cenário até quatro camadas. O usuário efetua remoto em um servidor de aplicativos, que executa um navegador, que contata um servidor da Web , o que gera uma página acessando um servidor de banco de dados . O número de camadas, que podem ser envolvidos em aplicações de entrega é altamente expansível . Por esta razão, a tecnologia por trás distribuindo tarefas entre servidores especializados é chamado de " n -tier . "