Muitas redes de telecomunicações, incluindo a rede telefónica pública comutada , redes de telefonia móvel , redes locais e da Internet, consistem em dispositivos endereçáveis separados, ou nós , que precisam se comunicar uns com os outros . A finalidade de um algoritmo de encaminhamento é para definir um conjunto de regras para a transferência de unidades de dados , conhecida como pacotes , a partir de um nó para outro . Critérios de roteamento
Normalmente, nem todos os nós em uma rede - servidores de arquivos, estações de trabalho e periféricos - são conectados diretamente um ao outro, para que um algoritmo de roteamento deve escolher alguns critérios em que a base de roteamento decisões . Critérios típicos incluem o número de conexões ponto -a-ponto que fazem parte da rota entre dois nós , conhecidos como lúpulo, o tempo necessário para um pacote de atravessar uma conexão de rede , conhecido como latência e da capacidade de transmissão da rede , conhecida como largura de banda.
objetivo
o objetivo de um algoritmo de roteamento é manter uma configuração de rede em que cada nó da rede avanços , ou para a frente , as transmissões de outros nós para o destino correto , de modo que quaisquer dois nós podem se comunicar uns com os outros . O processo de determinar para onde encaminhar os pacotes , e , na verdade, encaminhando-os , é conhecido como roteamento " . Um algoritmo de roteamento típico utiliza um banco de dados ou uma tabela look- up , conhecido como uma tabela de roteamento , em cada máquina na rede, no qual ele armazena detalhes de cada destino possível e como alcançá-lo . Se uma rede tem apenas um pequeno conjunto de endereços locais e apenas uma conexão com a Internet , as informações na tabela de roteamento podem ser consolidados em uma entrada padrão.
Entrega
Todos os pacotes devem chegar ao seu destino - a não ser impedido de o fazer por outros fatores , como a carga na rede superior a sua capacidade , conhecida como congestionamento - então um algoritmo de roteamento deve encontrar um caminho entre a origem eo destino . Sem esse caminho , os pacotes de dados que precisam circular de forma aleatória em torno de toda a rede em busca de seu destino.
Melhor Caminho
Não só tem um algoritmo de roteamento encontrar um rota entre origem e destino , mas , muitas vezes , ele também deve escolher o caminho mais curto ou mais rápido , conhecido como o melhor caminho . Para manter o desempenho da rede , os cálculos de roteamento precisa ser o mais rápido e mais simples possível. A maioria das redes de telecomunicações são dinâmicas - ou , em outras palavras , nós são adicionados ou removidos de forma regular - algoritmos de encaminhamento de modo deve ser suficientemente flexível para recalcular o melhor percurso entre os nós se a topologia da rede ou a carga sobre a rede , ou ambos , mudanças .