Parece óbvio para qualquer um que o uso de um protocolo seguro é melhor do que usar uma não segura . No entanto, os protocolos de segurança elevados geram uma sobrecarga nas comunicações e nem sempre são adequadas. Um protocolo aparentemente seguro pode vir a ter falhas de projeto . Aplicação
dados realizadas dentro de um prédio seguro em uma rede privada está bem protegido por segurança física e política da empresa . As redes privadas tornam-se mais vulneráveis a ataques e espionagem sem fio onde os elementos são empregados ou onde os usuários estão autorizados a ligar-se remotamente .
Falhas de segurança
Organizações manipulação privado financeiro , médico ou informações legais são legalmente obrigados a proteger esses dados dentro de sua organização e também para protegê-lo de arrombamentos . Tais organizações têm utilizado sistemas de autenticação e criptografia , como o Secure Socket Layer ( SSL) e Kerberos. No entanto, estes dois sistema de segurança popular, foram encontrados para ter vulnerabilidades e teve que ser redesenhado .
Riscos
Os riscos do uso de protocolos não seguros é maior onde o usuário acredita que ele é protegido por um software de segurança e não tem conhecimento de suas falhas . Os protocolos seguros incentivar os usuários a relaxar seu procedimento rigoroso no manuseio de dados confidenciais. As deficiências de um protocolo são muitas vezes feitas aparente por acesso e divulgação de dados não autorizados.