Interior Gateway Protocol ( IGP ) refere-se ao protocolo utilizado para o encaminhamento de dados dentro de um sistema autônomo como um provedor de serviços de Internet (ISP). Existem duas categorias principais de IGP . O primeiro deles é o protocolo de roteamento de vetor de distância , que mede a distância percorrida com base no número de roteadores ou hospeda o caminho atravessa. Os protocolos de roteamento nesta categoria incluem protocolo de roteamento de informações (RIP) , interior do protocolo de roteamento de gateway ( IGRP ) e uma maior protocolo de roteamento de gateway interior ( EIGRP ) . A segunda categoria é o protocolo link-state , que considera a configuração e dispositivos de rede para determinar a rota mais rápida possível. Dois tipos de IGP estão sob o Estado- link: Open Shortest Path First ( OSPF ) e sistema intermediário para Intermediate System (IS -IS). Routing Information Protocol
Existem três versões do protocolo informações de roteamento (RIP) . Todos os três essencialmente medir o número de "saltos" com base no número de roteadores os dados levou para chegar do outro lado da rede. Todas as três versões estão limitados a apenas 15 saltos . Se após o dia 15 hop , a rota ainda não está completa , o destino é considerado inacessível . Versão 2 melhorado na versão 1, com autenticação e correção de erros, enquanto RIP ( protocolo de roteamento de informações próxima geração ) foi desenvolvido para IPv6 ( Internet Protocol versão 6).
Interior Gateway Routing Protocol
< br >
IGRP melhora no RIP , fornecendo roteamento multipath para mudar para uma outra linha de roteamento quando a primeira linha vai para baixo. Ele também permite que os administradores de rede para enfatizar ou não enfatizar as rotas com base no desempenho e confiabilidade.
Avançado Interior Gateway Routing Protocol
EIGRP é um aprimoramento do IGRP . Em vez de roteadores atualizar roteadores adjacentes de sua disponibilidade, roteadores têm opções de descoberta de rede que enviam ativamente pacotes para outros roteadores para informá-los de sua disponibilidade. Enquanto roteadores receber pacotes de outros roteadores , eles estão certos de que os caminhos através desses roteadores são possíveis.
Open Shortest Path First
O OSPF é um link- protocolo de roteamento de estado , o que não criar um caminho com base em roteadores adjacentes. Em vez disso , ele identifica a topologia da rede e calcula a rota com base no algoritmo de percurso mais curto possível . Isso leva em consideração a velocidade da rede , largura de banda e confiabilidade. Três redes A, B, e C, pertencem ao mesmo ISP com velocidade de conexão de 56kbps dial-up entre A e C. As velocidades de conexão entre A e B, e B e C são ambos 100Mbps . Um protocolo de vontade de dados via vetor de distância de A diretamente a C, que irá contá-lo como um salto . O OSPF encaminhar os dados de A a C , passando por B , então C , porque a velocidade de conexão é muito mais rápida . Ele vai identificar essa rota como a rota mais curto possível , porque considerou a velocidade das linhas de conexão também.
Intermediário Sistema de Intermediate System
IS-IS funciona de forma semelhante para OSPF para determinar o caminho mais curto possível . Ela difere da forma como ele cria uma topologia das redes adjacentes uns aos outros . Considerando OSPF usa endereços IP dos roteadores para determinar a topologia da rede , IS-IS define áreas de rede com base em sub-redes , o que torna possível o roteamento para redes de larga escala. Ele categoriza áreas em níveis para determinar se os roteadores pertencem no Nível 1 ou Nível 2 . Nível 1 roteadores são chamados intra- área, onde o roteamento é feito dentro da área com a mesma sub-rede. Nível 2 refere-se a inter- área de roteamento entre roteadores em diferentes áreas , mas ainda sob o mesmo sistema autônomo.