Criação de uma rede com um servidor de arquivos é uma ótima maneira de aliviar a carga de compartilhamento de arquivos e recursos entre os diferentes computadores clientes. Com um servidor de arquivos no lugar, os clientes têm um método para usar um ponto de armazenamento centralizado , o que ajuda a manter arquivos e pastas organizadas e acessíveis através da rede de área local. A outra vantagem do uso de armazenamento centralizado em um servidor de arquivos na rede é que ele cria um único local para backups, em vez de ter arquivos importantes espalhados pela rede. Coisas que você precisa
roteador ou switch
Show Mais instruções
Ligue a rede de área local
1
Decidir sobre um roteador ou um switch como ponto central da a rede . Usar um roteador se a rede se conecta a uma outra rede ( como a Internet ) . Use uma opção se os computadores da rede só precisam se comunicar uns com os outros .
2
Fisicamente conectar os computadores ao roteador ou switch. As redes de hoje usam principalmente cabos Ethernet para conectar computadores juntos. Uma opção é ligar os computadores diretamente ao roteador ou switch através de cabos Ethernet. Outra opção é a instalação de tomadas de parede e um painel patch. A última opção requer cabos Ethernet do computador à tomada e, a partir do painel de patch para o roteador ou switch.
3
Ligue os clientes sem fio do computador , se um roteador sem fio está sendo usado .
configurar o servidor
4
Plano de qual pasta (s) para compartilhar. Um servidor de arquivo funciona através da partilha de pastas entre os clientes da rede.
5
Configurar as permissões de pasta compartilhada . As pastas compartilhadas pode ter permissões que permitem o acesso completamente aberto, incluindo habilidades de ler e escrever , ou apenas acesso somente leitura . As pastas compartilhadas também pode permitir que as permissões diferentes para usuários individuais.
6
Configure o protocolo de compartilhamento de arquivos . A maioria das redes usam o SMB baseado em Windows ( Server Message Block) protocolo , mesmo que os clientes não estão executando o Microsoft Windows . SMB funciona através da atribuição de um nome de " Grupo de Trabalho" e individual " Nome do computador " para o servidor.
7
Configure o firewall do servidor para permitir o acesso de compartilhamento de arquivos . Redes SMB requerem portas 137 e 139 para ser aberto.
8
Defina o servidor como um endereço IP estático na sub-rede local. Em geral , os servidores devem ser configurados para endereços IP que não mudam de modo que os clientes podem se conectar aos recursos do mesmo local a cada vez.
Configurar os clientes
9
Configure cada cliente para usar o mesmo nome de "Grupo de trabalho " que o servidor. O computador deve ser reiniciado após alterar essa configuração .
10
Configure cada cliente com um único " Nome do computador " para participar na rede. O computador deve ser reiniciado após alterar essa configuração .
11
Conecte cada computador cliente para a pasta compartilhada no servidor. Com uma rede SMB, as pastas compartilhadas estão no " nome-do- servidor \\ - pasta compartilhada \\ \\ " (sem aspas ) formato . As pastas compartilhadas também podem ser mapeados para letras de unidade no Microsoft Windows .