Uma máscara curinga é usado no roteamento , principalmente com certos protocolos , como Open Shortest Path First ( OSPF ) protocolo em roteadores Cisco , ou para listas de controle de acesso (ACL) , para dizer que o roteador que aborda a exclusão com base em administrador definidas regras. Endereços curinga dizer roteadores quais endereços podem ser preenchidos com os anfitriões e isso pode abranger várias sub-redes , como uma questão de disciplina . Instruções
1
Determine sua máscara de sub-rede , que é baseada em sua classe e sub-rede. Sub-redes é baseada em empréstimos de bits binários , que são convertidos em decimais pontilhadas com uma simples conversão .
2
Subtrair o endereço de broadcast universal ( 255.255.255.255) do seu endereço de sub-rede para descobrir o endereço curinga. Por exemplo, se o seu endereço de sub-rede é 255.255.255.0 , o seu endereço de curinga é 0.0.0.255 .
3
Como alternativa , procure o número CIDR correspondente ao número de bits emprestados , e em seguida, subtrai-lo a partir de 24. Pegue esse número e convertê-lo a partir do número de bits emprestados para decimal pontilhada. Por exemplo, 7 bits emprestados é igual a um curinga de 0.0.0.127 .