VMware produz software para virtualização de computador, ou a execução de novos sistemas operacionais de computador de withing sistemas existentes. O programa ESX e seu sucessor, ESXi , instalar em um servidor e compartilhar máquinas virtuais com outros computadores em rede. Usando ESX permite às empresas compartilhar sistemas de computação inteiras através de uma LAN com tanta facilidade como compartilhamento de documentos e outros arquivos , o que reduz a complexidade de trabalhar com vários sistemas em um ambiente de negócios. Servidor
Ambos ESX e ESXi instalar em um sistema de servidor, mas não necessitam de um sistema operacional existente . Eles instalar em novas partições usando um console de serviço , um sistema operacional personalizado Linux. Os requisitos do sistema do servidor de hardware variar dependendo da versão do ESX e as utilizações previstas do sistema. VMware oferece em seu site um índice pesquisável de compatibilidades de hardware para administradores de sistema.
Rede
ESX fornece máquinas virtuais para acesso ao longo de um servidor. Uso de ESX exige que o servidor tenha uma ligação local para qualquer sistema de tentar acessar as máquinas virtuais. ESX suporta um número de sistemas operacionais cliente, incluindo Windows e Mac OSX.
Package
VMware não vender ESX e ESXi produtos como separados, mas como parte de um pacote de software. Em outubro de 2010 ESX vem com a suíte de aplicativos VMware vSphere , que inclui software para a gestão e implementação de máquinas virtuais. O pacote era anteriormente conhecido como VMware Infrastructure . O site oferece VMware Hypervisor , uma versão gratuita , limitada do pacote.
Software
Embora ESX fornece uma plataforma para executar sistemas operacionais e software, que faz não inclui quaisquer programas adicionais. Os administradores do servidor deve fornecer e instalar software adicional para dar ao sistema a sua funcionalidade. O sistema operacional e hardware limitar a compatibilidade do software.