O Web Proxy Autodiscovery Protocol, ou WPAD , é um método para sincronizar a configuração de proxy de todos os computadores em uma rede. Um proxy de rede gerencia o acesso à Internet para os computadores da rede , implementando a política da empresa sobre sites permitidos e também executar funções de firewall. Web Proxy
Concentrando todo o acesso à Internet de um computador em uma rede fortalece a segurança e reduz o risco de infecção por vírus. No computador da rede , além da procuração tem permissão para acessar a Internet. Todas as solicitações de páginas da Web são entregues para o proxy. O proxy , em seguida, visita o servidor Web e recupera a página desejada . Em uma conexão separada, em seguida, entrega essa página para o computador solicitante . O usuário do computador de rede não tem conhecimento de que a página não veio diretamente do servidor web. Durante o processo , o proxy filtra todos os programas potencialmente nocivos que podem ser incorporados na página da web. O proxy também salva regularmente solicitado páginas para acelerar os tempos de resposta , entregando a página de sua própria memória da próxima vez que for solicitado por um computador na rede .
Proxy autoconfiguração
Visitando cada computador para configurar as configurações de proxy pode ser uma tarefa demorada em uma grande organização . A rede pode usar proxies diferentes para diferentes tipos de tráfego e gerenciamento de todas as mudanças na política de procuração exigiria revisitar cada computador para redefinir a configuração. Em vez disso, a configuração do proxy é salva em um arquivo em um servidor em algum lugar na rede. Cada browser no oganization está configurado para procurar esse arquivo no arranque e carregar os detalhes de configuração de proxy antes de as operações iniciais.
File Location
o corpo principal da web detecção automática de proxy protocolo determina como o arquivo de configuração automática de proxy pode ser localizado por navegadores da web na rede. Ela determina três etapas usando diferentes métodos para localizar um arquivo chamado wpad.dat . A organização pode não implementar todos esses métodos . No entanto, a especificação WDAP recomenda que , nesses casos , o navegador da Web deve ainda verificar se o arquivo por cada método , contando um método não implementado como tentaram e falharam .
Pesquisa Sequence
o primeiro passo para encontrar o arquivo de configuração automática de proxy é descrito no Dynamic Host Configuration Protocol . DHCP configura vários parâmetros no navegador , incluindo o preenchimento do local do arquivo wpad.dat . IF DHCP não for implementado, WPAD recomenda próxima usando o Service Location Protocol , que é normalmente usado para localizar impressoras em uma rede . Este método requer que o servidor que contém o arquivo wpad.dat de anunciar que a verdade sobre a rede periodicamente. O último método utiliza uma adaptação do próprio endereço conhecido do computador na rede. Os ciclos do navegador através de variações de seu próprio endereço substituindo a string " wpad " para diferentes seções do seu endereço na esperança de que isso irá localizar o servidor wpad.dat .