PXE , pronunciado "pixie ", é o ambiente de execução de pré-inicialização . Este é um método para computadores em uma rede para procurar e instalar programas de arranque automaticamente. A vantagem do sistema é que ele salva os administradores de rede que têm de visitar cada novo PC na rede para instalar programas de boot -up fora de um disco. Ele também permite a configuração dos computadores da rede a ser alterado por postar um arquivo em um servidor , que cada computador vai buscar no arranque. Start Up
capacidade PXE é armazenada no chip no adaptador de rede de um computador , e não no próprio computador . O adaptador de rede começa uma rotina PXE quando ele é ligado. O chip transmite uma solicitação PXE. Isso significa que o pedido não é enviado para um servidor específico. Neste ponto, o computador não tiver um endereço de Internet Protocol, mas tem o seu endereço MAC , que é o número de série da placa de rede. O primeiro contato do pedido PXE depende do computador que está sendo identificado pelo seu endereço MAC.
Processo
Um servidor PXE escuta pedidos e responde . A primeira etapa do processo de PXE aloca o computador um endereço IP de acordo com procedimentos descritos no Dynamic Host Configuration Protocol . O computador precisa de um endereço IP para a segunda fase do processo de PXE. O computador envia outro pedido , à procura de um arquivo de start-up. O Servidor PXE envia de volta o endereço de um servidor onde o computador pode encontrar esse arquivo. Este arquivo é chamado de Network Bootstrap Program , ou NBP . O computador faz o download do arquivo e executa-lo . Esse arquivo pode conter instruções para buscar outros arquivos de outros servidores . A transferência de arquivos NBP é gerenciado pelo Trivial File Transfer Protocol .
Implementação
PXE não especifica o conteúdo do arquivo NBP , apenas descreve o série de pedidos e respostas necessárias para completar a inicialização remota , e determina a estrutura de cada mensagem . O protocolo faz parte da Wired for Management Initiative desenvolvido pela Intel , que cria procedimentos automatizados de administração de rede . Intel inclui programas de PXE em todas as suas fichas do adaptador de rede .
Thin Clients
PXE é ideal para redes Thin Client . Neste tipo de rede das estações de trabalho têm quase nenhuma capacidade de processamento de todo, apenas uma tela , um teclado e um mouse e uma placa de rede capaz de PXE operacional. Estes sistemas permitem que cada estação de trabalho um ponto de vista sobre a execução de programas que ocorrem em um servidor central. Mesmo sistema operacional da estação de trabalho é residente em um computador remoto .