? Um protocolo de rede é um conjunto de regras que define como dispositivos de rede se comunicar. Eles governam coisas como um dispositivo localiza outro dispositivo , como os dados são segmentados de transmissão , e como um dispositivo de recepção permite que um remetente conhece os dados foram recebidos intactos . Um rótulo de protocolo inclui regras que descrevem como um dispositivo em uma rede localiza e se comunica com um dispositivo em uma rede diferente. OSI Reference Model - Network Layer
O modelo de referência OSI fornece uma linguagem comum para discutir protocolos de rede.
Por dois dispositivos se comuniquem , aa grande quantidade de equipamentos e software diferente deve trabalhar em conjunto. Por isso, os fabricantes de equipamentos necessários uma maneira comum de falar sobre os comportamentos esperados de vários dispositivos. Este é o propósito da Open Systems Interconnect ( OSI ) modelo de referência . O modelo OSI divide as atividades que precisam acontecer para comunicação de rede para ocorrer em sete camadas . A terceira camada , conhecida como a camada de rede , descreve como os dados são encaminhados entre as redes.
Dirigindo para roteamento
Para dispositivos que podem ser encontrados por meio de dispositivos na mesma rede , eles precisam ter um endereço exclusivo na rede. Para um dispositivo em uma rede para encontrar um dispositivo em uma rede diferente , cada rede precisa de um endereço também. Pense nisso como semelhante a um código postal ou CEP. Pode haver um monte de endereços que correspondem 123 Main Street, mas apenas um em qualquer CEP específico.
TCP /IP
TCP /IP é o protocolo roteável usado na Internet
o protocolo roteável mais comumente utilizado é Transport Control Protocol /Internet Protocol ( TCP /IP). Este é o protocolo usado na Internet e a um suportados por todos os sistemas operativos modernos . A implementação mais comum é o IPv4 , que atribui um endereço de quatro partes para cada dispositivo. O endereço contém dois componentes : um que identifica a rede e a outra que identifica o dispositivo . Uma máscara de sub-rede é usada para diferenciar entre o endereço de rede eo endereço que identifica o dispositivo. Um dispositivo em um endereço TCP /IP é conhecido como um anfitrião
Endereçamento IPv4 Overview
Cada host da rede é ser atribuídos três configurações: . Um endereço, uma máscara de sub-rede e um gateway padrão . Cada uma dessas configurações é composto por quatro números entre 1 e 255. Um exemplo de um endereço é 192.168.1.12 . Um exemplo de uma máscara de sub-rede é 255.255.255.0.
Quando o host envia uma mensagem de rede para um destino, o endereço de destino é comparado com o endereço do remetente para determinar se a mensagem precisa ser encaminhado para uma rede diferente . Em primeiro lugar, a máscara de sub-rede é utilizada para identificar a rede do remetente. Um valor de 255 na máscara de sub-rede significa que a parte correspondente do endereço é parte do endereço de rede. Um valor de 0 indica que é parte do endereço de host. Neste caso, o endereço de rede é 192.168.1.0 eo endereço do host é 0.0.0.12 . Portanto , se o host envia uma mensagem para 192.168.1.40 , essa mensagem não é roteado. Se o host envia uma mensagem para 192.40.5.6 , a mensagem é enviada para o gateway padrão
proprietários roteáveis protocolos
Um dos protocolos roteáveis início era Internet Packet Exchange /Sequenced Packet Exchange ( IPX /SPX) . IPX /SPX foi mais utilizado pelo sistema operacional de rede Novell NetWare. Também foi usado pelo Microsoft Windows , começando com o Windows para Workgroups 3.11 e Windows NT Server. Suporte para NWLink foi descontinuado no Windows Vista e Windows Server 2008. A implementação da Microsoft era conhecido como NWLink .
AppleTalk é um outro protocolo roteável proprietário. Foi usado em redes da Apple, antes da adopção de TCP /IP como protocolo padrão.