Um microfone e um scanner são dispositivos de entrada que capturam informações e convertem em um formato digital que um computador pode entender, mas o fazem de maneiras muito diferentes:
Microfone
: *
função: Um microfone é um dispositivo de entrada de áudio que converte ondas sonoras em sinais elétricos. Esses sinais são tipicamente digitalizados (convertidos em uma representação digital) por uma placa de som ou interface de áudio semelhante.
*
como funciona: As ondas sonoras vibram um diafragma dentro do microfone. Essa vibração cria um sinal elétrico que corresponde à amplitude e frequência do som.
*
usa: Gravando áudio, reconhecimento de voz, videoconferência, comunicação por voz em jogos, etc.
Scanner: *
função: Um scanner é um dispositivo de entrada de imagem que converte imagens impressas, texto ou outras informações visuais em um formato digital (normalmente um bitmap ou imagem vetorial).
*
como funciona: A maioria dos scanners usa uma fonte de luz (como um LED) e um sensor (como um sensor CCD ou CMOS) para capturar a imagem. À medida que a luz reflete o documento, o sensor mede a intensidade da luz refletida em vários pontos. Esses dados são traduzidos em um arquivo de imagem digital (como um JPG, PNG ou TIFF). Alguns scanners também utilizam o software OCR (Optical Character Reconhecimento) para traduzir o texto digitalizado em texto editável.
*
usa: Digitalização de documentos, fotografias e obras de arte; criação de cópias digitais de materiais físicos; documentos de arquivamento.
Em resumo:um microfone captura *som *, enquanto um scanner captura *imagens *. Ambos são dispositivos de entrada essenciais para muitas tarefas modernas de computação.