? Maioria das placas-mãe são uma variação do estilo ATX , incluindo a versão microATX menor do design. Existem outros estilos de placa-mãe , no entanto, incluindo o design BTX , que foi lançado pela Intel em 2004. A placa-mãe BTX foi projetado para oferecer uma melhor refrigeração e fluxo de ar dentro de gabinetes de computador , oferecendo todas as características do estilo ATX , mas com um layout diferente . Enquanto placas-mãe BTX nunca atingiu o nível de popularidade que foi previsto quando foram lançados , alguns designers de computador prefere o layout diferente e melhores características de resfriamento a ar que eles oferecem.
Descrição
Enquanto ATX e BTX placas-mãe têm os mesmos componentes , os componentes de uma placa-mãe BTX estão posicionados de forma diferente do que o que é encontrado em uma placa-mãe ATX . A placa-mãe BTX é geralmente descrito como sendo uma versão " espelhada " do ATX , com a placa concebida para ser montada no lado esquerdo de uma caixa do computador , em vez de à direita. Slots de expansão para PCI e PCI Express estão no lado esquerdo da placa-mãe para que, quando montado em um caso de pé eles vão estar no topo . Os plug- ins para os periféricos, como mouses, teclados , impressoras e conexões Ethernet são colocados no lado direito da placa , colocando-os na parte inferior da caixa , quando montada. Motherboards BTX usar uma conexão de fonte de alimentação de 24 pinos, enquanto as placas ATX geralmente usam uma conexão de 20 pinos .
História
A placa-mãe BTX foi originalmente sugerido pela Intel em 2003 , com a produção a partir de 2004 . Muitas das mudanças Intel incorporados ao projeto BTX foram uma tentativa de incorporar compatibilidade do processador de baixa potência em projetos de placas-mãe . Gateway, Dell e MPC começou a usar BTX em 2004 e 2005 para ajudar o projeto ter sucesso no mercado de computadores domésticos . Infelizmente , o entusiasmo para a placa-mãe BTX logo começou a desvanecer-se como o local do processador na placa-mãe tornou incompatível com alguns tipos de processadores que possuem requisitos de localização específicas. Como resultado, a Intel descontinuou o suporte para a placa-mãe BTX em seus produtos.
Características partes da placa-mãe
A BTX muitas características em comum com outros fatores de forma da placa-mãe , mas é concebido para permitir o fluxo de ar e uma maior facilidade de arrefecimento . A localização dos slots de expansão se destina a ajudar a manter o calor de placas gráficas e outras placas de expansão de subir através de memória RAM e da CPU , ea própria placa-mãe é montado com uma maior diferença entre ele eo chassis do gabinete do computador , de modo que o fluxo de ar mais pode ocorrer debaixo da placa-mãe.
Tamanho
Existem três tamanhos de placas-mãe BTX disponíveis . A placa-mãe BTX padrão é de 12,7 por 10,4 centímetros , a par com torres de computador de tamanho normal e placa-mãe ATX padrão. A placa-mãe é de 10,3 por microBTX 10,4 polegadas , o que permite a sua utilização em casos de computador midtower . O picoBTX é de 7,9 por 10,4 centímetros , o que permite que ele seja usado em casos significativamente menores.
Popularidade
Embora a placa-mãe BTX foi originalmente pensado para substituir o fator de forma ATX dentro de poucos anos depois que foi introduzido , ele não alcançou a popularidade que era esperado. A placa-mãe ATX continua a ser o mais popular formato motherboard disponíveis e tamanhos ATX adicionais foram introduzidas para uso em uma ampla gama de casos. Motherboards usando o fator de forma BTX ainda estão sendo produzidos, mas são mais difíceis de localizar do que suas contrapartes ATX.