Os chips de memória RAM em um computador agir como uma espécie de uma área de armazenamento de dados que a CPU está processando. Em termos básicos, quanto mais memória RAM um computador tem , mais tarefas ele pode manipular ao mesmo tempo. Várias versões diferentes de hardware RAM foram produzidos , cada um com as revisões concebidos para maximizar o desempenho. Componentes electrónicos são muitas vezes limitados pela capacidade física dos componentes individuais utilizados na sua construção . Chips de RAM são uma boa representação de como os engenheiros encontrar brechas na essas limitações ao descobrir que o desempenho extra. SDRAM
SDRAM significa Synchronous Dynamic Random Access Memory . Todas as variedades posteriores de Double Data Rate RAM são formas de SDRAM. Ela difere de chips DRAM comuns porque é ligado ao relógio interno do sistema , para que as solicitações são enviadas a ele na primeira oportunidade disponível, quando a SDRAM está pronto para recebê-lo. Essa sincronização impede garrafa - carícias de dados no cache, resultando em um fluxo mais constante , ininterrupta de dados, o que resulta em melhor desempenho.
DDR
DDR está para Double Data Rate e refere-se à forma como os dados são enviados e recebidos a partir dos chips de memória RAM . O pulso interna de um computador é definida pelo seu sinal de relógio . O sinal de relógio actua como um relógio para todos os componentes individuais , mantendo- sincronizado . Conforme os processadores e outros componentes tornou-se mais rápido, relógios acelerou para aproveitar o aumento da performance. Mas um relógio padrão só pode ir tão rapidamente, antes que o sinal começa a degradar. Para contrariar esta situação , os fabricantes começaram a produzir componentes que atirou duas vezes em cada ciclo de clock. Isto significou que o relógio poderia permanecer em uma velocidade mais baixa, e os componentes mais rápidos poderiam explorar suas taxas de desempenho mais elevados , sem desestabilizar o sistema.
DDR2
A segunda geração de chips DDR foi introduzido em 2003 . Os chips de otimizar o desempenho ainda mais por ter os seus próprios relógios internos , que funcionam na metade da velocidade do sinal de clock principal. Isto permite que o chip de memória RAM para transferir dados de quatro vezes por ciclo , dobrando o desempenho da DDR inicial , apesar do facto de a sua velocidade de relógio lento requer menos energia para operar e gera menos calor . Chips DDR2 também pode ser sincronizado em pares , dobrando ainda mais a quantidade de dados que podem ser manipulados por ciclo .
DDR3
DDR3 é o mais recente encarnação da norma chip de memória RAM a partir de 2011 . Ela tira proveito de avanços na fabricação e design de relógio , com base nas melhorias feitas para DDR2. O relógio interno funciona agora em quatro vezes a velocidade do relógio do sinal , e os dados são transferidos de oito vezes por ciclo . Nenhum dos três gerações são compatíveis um com o outro . Atualizando ou desclassificação de uma geração para a próxima requer uma nova placa-mãe, como as interfaces de chips são diferentes em cada versão , permitindo a transferência de grandes quantidades de dados em cada ciclo. Um punhado de placas-mãe e chipsets , como o Intel P35 , são compatíveis com ambos, como eles foram liberados em torno do tempo que os fabricantes estavam tentando incentivar os usuários a fazer a transição de uma geração para a seguinte.