A Radeon X1950 XT da ATI e as Nvidia GeForce 8800 GTS são unidades de processamento gráfico , ou placas de vídeo /gráficos , da empresa de semicondutores Advanced Micro Devices e fabricante de GPU Nvidia , respectivamente . Ambos estreando em 2006, a X1950 XT e as 8800 GTS são classificados como GPUs high-end, para aplicação em computadores pessoais de mesa . Cada cartão tem vantagens sobre o outro em termos de opções de conexão, desempenho e capacidades. Memória e Conectores
A Radeon X1950 XT da ATI e as Nvidia GeForce 8800 GTS são conhecidos como cartões distintos, uma vez que eles têm embutido na memória, ao invés de tirar um pouco da memória do sistema na área de trabalho do PC, para o vídeo e recursos gráficos. Este tipo de memória é chamado Gráficos Double Data Rate . A placa ATI oferece 256MB ou 512MB e 320MB Nvidia oferece ou 640MB , com ambos usando a terceira versão do GDDR . Ambos os cartões são conectados ao PC usando a interface de componentes periféricos de interface Express, embora a AMD oferece uma versão do XT X1950 que tem uma interface Accelerated Graphics Port vez .
Clock Rate
Cada Radeon X1950 XT da ATI e Nvidia GeForce 8800 GTS tem uma velocidade de relógio . Este consiste em grande parte do relógio principal, que é a velocidade a que o processador CPU funciona , e o relógio de memória , que é a velocidade a que a memória opera . O X1950 XT tem um clock de 625 MHz e clock da memória de até 900 MHz . A GeForce 8800 GTS é mais lento , com um clock de 500 MHz e memória de clock de 800 MHz .
Banda de memória
A largura de banda de memória da ATI Radeon X1950 XT e Nvidia GeForce 8800 GTS é a taxa em que cada GPU pode armazenar e recuperar dados , medidos em gigabytes por segundo. O Radon X1950 XT tem uma largura de banda de memória de 57.6GBps . A GeForce 8800 GTS supera o seu homólogo ATI com uma largura de banda de memória de 64GBps .
Fillrate
Cada Radeon X1950 XT da ATI e Nvidia GeForce 8800 GTS tem uma taxa de preenchimento , que é dividida em uma taxa de preenchimento de pixel e uma taxa de preenchimento de textura . A taxa de preenchimento de pixel representa o número de pixels por segundo que compõem imagens num monitor de computador . A taxa de preenchimento de textura denota o número de pixels de textura - ou texels por segundo - para texturas da exibição. A Radeon X1950 XT da ATI tem uma taxa de preenchimento de pixel de 10 bilhões de pixels e taxa de preenchimento de textura de 10 bilhões de texels . A NVIDIA GeForce 8800 GTS também produz uma taxa de preenchimento de pixel de 10 bilhões de pixels , mas tem uma textura taxa de 12 bilhões de texels preencher.