? Equipamentos de computação mais modernas tem um microprocessador em seu coração. O microprocessador dá um computador a capacidade de calcular , ordenar os dados e realizar comparações lógicas . A característica distintiva chave de um microprocessador é a sua natureza integrada - a maneira como ele combina vários circuitos diferentes em um único pacote . Tendo os componentes essenciais em um único dispositivo faz equipamentos digitais - incluindo celulares , computadores pessoais e servidores Web - menor, menos caro e mais fácil de construir. Os primeiros computadores
Antes de 1971, o ano em que os engenheiros da Intel desenvolveu o primeiro microprocessador , a maioria dos circuitos eletrônicos foram ainda feitos de partes distintas : transistores individuais, resistores e capacitores . Os computadores feitos então usado muitas das mesmas partes funcionais básicos utilizados hoje em dia: uma unidade de processamento central (CPU ), constituído por uma unidade lógica e aritmética (ULA ) , os dados e registros de endereços de memória , um contador de programa e outros circuitos . Cada bloco de construção poderia consistir de várias placas de circuitos , cada uma das quais continha dezenas de partes individuais . As placas de circuito conectado a um chassis comum que levou sinais eletrônicos e para trás entre eles.
Microprocessadores primeiros
No início de 1970 , os circuitos integrados tinha melhorado ao ponto onde cada um tinha milhares de transistores, aproximadamente o número necessário para fazer um simples computador . Os engenheiros criaram circuitos execução funções básicas de um computador tudo em um único chip de silício. Em vez de um computador que enchia um armário , eles criaram um computador em um único dispositivo que se encaixam em seu dedo. Ao eliminar os milhares de ligações soldadas entre os transistores em circuitos discretos , engenheiros melhorou grandemente a fiabilidade do computador . Uma vez que eles finalizado projeto do chip , as fábricas poderiam eliminá-las aos milhões, redução de custos por fatores de até 1.000.
Contemporânea Microprocessador
No décadas seguintes a década de 1970 , as técnicas de circuitos integrados têm aumentado o número de transistores em um único chip de milhares a bilhões . Apesar de microprocessadores manter a mesma organização básica , como antes , agora eles têm recursos como múltiplas CPUs , memória de alta velocidade e gerenciamento de energia sofisticado. Além de ter circuitos mais complexos , eles têm bem mais de mil vezes o poder de processamento dos primeiros dispositivos.
SoC e microcontrolador
duas variações do microprocessador, o system-on -a-chip (SoC ) e do microcontrolador , levar o conceito de integração ainda mais , colocando peças mais funcionais no mesmo chip. Um único SoC pode , por exemplo , conter um microprocessador , circuitos de sinal de rádio e da memória de dados . Uma idéia um pouco mais velho , o microcontrolador , tem um microprocessador , a memória e os circuitos para se comunicar com e dirigir os dispositivos externos.