Placas de vídeo e placas de som são projetados para um propósito muito semelhante : "libertar" a parte principal do PC a partir de algumas de suas demandas mais extenuantes. Tanto áudio e vídeo exigem uma grande quantidade de poder de processamento e memória, eo sistema como um todo pode ser executado muito mais eficiente quando essas funções são delegadas a cada um cartão discreto , muitas vezes com seu próprio processador e memória. No entanto , a crescente sofisticação do hardware permitiu que alguns PCs recentes para voltar a uma abordagem integrada. Placas de Som
Inicialmente, computadores ou recursos de áudio completamente omitido , ou possuído rudimentar bordo chips de som que foram limitados a sons individuais ( muitas vezes uma onda quadrada ) tocar uma nota de cada vez ( monofônicos ) . Estes bips primitivos, emitidos pelo alto-falante básico PC, eram a extensão dos recursos de som do PC até Criativo e AdLib começou a produzir as primeiras placas de som de PC no final da década de 1980. No entanto, o hardware de áudio relativamente avançado tinha aparecido no início da década , com add-ons para o Apple II e chip SID discreto Commodore Computadores ' . Em todos os casos , o objetivo era o mesmo: para aliviar a CPU e placa-mãe de tão grande parte da carga de processamento possível
Placas de Vídeo
A única coisa mais . exigente em recursos do sistema de áudio é vídeo , razão pela qual o processamento de vídeo tem sido "libertado" por mais tempo ainda . O ano de 1981 viu os primeiros placas de vídeo discretas , na forma de adaptador de vídeo da IBM Monochrome e Color Graphics Adapter . Embora extremamente limitada em comparação com a corrente de renderização de gráficos 3D , MDA e CGA , desde uma versão básica de uma memória da GPU e de vídeo dedicada . No entanto, não foi até VGA Wonder ATI veio em 1987 que a idade moderna de placas de vídeo de PC realmente começou, com a possibilidade de assistir a clipes de vídeo full-motion ou jogar jogos 3D -renderizados .
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Normas PC
a partir do final dos anos 1980 até meados dos anos 2000 , placas-mãe de PCs foram projetados com slots para som discreto e placas gráficas. Inicialmente, cada usado arquitetura semelhante e largura de banda compartilhada - a primeira via portos do ISA e PCI . As placas de vídeo PCI , em última análise superou e foi dado a sua própria porta dedicada a partir de 1997 - o Accelerated Graphics Port . Cerca de cinco anos depois, a arquitetura PCI Express introduziu o uso mais eficiente da largura de banda , bem como a normalização, e placas de vídeo e placas de áudio , mais uma vez começou a compartilhar uma interface comum. No entanto, naquela época muitos fabricantes de placas-mãe foram capazes de desenvolver soluções de áudio onboard que realizaram , bem como a maioria das placas de áudio discretos mainstream - . Uma abordagem simplificada e auto-suficiente que apelou para muitos fabricantes e consumidores
< br > HDMI
Até há relativamente pouco tempo , o vídeo eo áudio foram mantidos separados uns dos outros , tanto no interior do PC e com as conexões que surgiram . Você teve a sua placa de som onboard ou conectores de áudio , normalmente tomadas de 3,5 mm , e você também tinha as conexões VGA ou DVI da sua placa de vídeo para um monitor ou TV. O padrão HDMI trouxe digital de áudio e vídeo juntos em uma única conexão , primeiro em placas de vídeo high-end e , em seguida, em última análise, em cartões tradicionais e placas-mãe . A prevalência de entradas HDMI em HDTVs fez esta uma adição valiosa para os entusiastas de PC home theater , e um número crescente de monitores HDMI- equipados com alto-falantes embutidos permite uma configuração " tudo-em- um " PC - uma tendência para racionalização que se reflete mudanças na arquitetura do próprio PC.
vídeo onboard
Mais projetos recentes chipsets têm também abraçou vídeo onboard . Tal como acontece com as placas de som durante a década anterior , os fabricantes descobriram que o hardware tornou-se sofisticado o suficiente para fornecer vídeo integrado que satisfaz as necessidades de muitos consumidores sem sobrecarregar a memória e processamento compartilhado. Série Fusion da AMD e Intel HD Graphics são exemplos dessa tendência de APUs (Accelerated Processing Units ou avançado) . A maioria, se não todas as placas-mãe que hospedam estes APUs também oferecem som onboard , retornando todas as funções anteriormente discretas para uma única placa para uma solução tudo-em- um. Enquanto isso, os chipsets que suportam cartões dedicados ainda são uma opção para profissionais e entusiastas que podem preferir o poder extra e flexibilidade de vídeo discreta ou áudio.