O conteúdo de certos tipos de chips de computador é perdido quando o computador é desligado porque eles contam com
memória volátil . Isso significa que eles precisam de uma fonte de alimentação contínua para manter os dados armazenados. O exemplo mais comum é
Memória de acesso aleatório (RAM) .
Aqui está o porquê:
*
Mecanismo de armazenamento da RAM: A RAM armazena dados usando pequenos capacitores que possuem cargas elétricas. Cada cobrança representa um pouco de dados (0 ou 1). Quando a energia está desligada, esses capacitores descarregam e os dados são perdidos. É como um interruptor de luz - vire -o e a luz sai.
*
Objetivo da RAM: A RAM foi projetada para velocidade e armazenamento temporário. É usado para manter os dados com os quais o computador está trabalhando ativamente. Como os dados estão sendo acessados e alterados constantemente, eles não precisam ser armazenados permanentemente. Esse é o trabalho de outro armazenamento não volátil, como discos rígidos ou unidades de estado sólido (SSDs).
Por outro lado, a memória não volátil, como discos rígidos, SSDs e ROM (memória somente leitura), retêm dados mesmo quando a energia está desativada porque eles usam diferentes mecanismos de armazenamento que não dependem da manutenção de uma carga elétrica.