Intel lançou seus primeiros principais microprocessadores dual- core, a linha Core 2 , em 2006, marcando um movimento para longe da arquitetura NetBurst da linha Pentium 4. Desde então, a Intel também introduziu um processador quad -core no âmbito da linha Core 2 . Os processadores multi -core representam uma mudança radical no avanço do poder de computação , elevando-o por meio de núcleos de processadores adicionados ao invés de velocidade de clock mais rápido. O que é um processador multi-core?
Usando um processador multicore é semelhante à prática do uso de múltiplos processadores em uma placa-mãe que tem dois ou mais soquetes de processador. Antes de processadores multicore , cada soquete da CPU realizou um único processador. Agora, uma tomada única CPU pode aceitar um chip que tem dois ou mais processadores integrados em um único pacote. Isso permite o uso de múltiplos processadores sem o custo adicional e problemas de design de uma placa-mãe com vários soquetes de processador.
Vantagens de um processador multi-core
Com qualquer CPU de processador único , apenas uma operação pode ser feito em qualquer momento dado . Algumas tecnologias , como o HyperThreading da Intel, pode dar a ilusão de que duas operações estão sendo feitas ao mesmo tempo , mas isso é realmente feito por uma alternância entre duas operações de qualquer outro ciclo de clock da CPU . Um processador de vários núcleos , por outro lado , pode ser executado como muitas operações num único ciclo de relógio , pois há processadores de núcleos internos para o chip . Isso é útil durante a multitarefa ( executar mais de um programa ao mesmo tempo) e ao executar programas que são projetados para aproveitar a capacidade de descarregar empregos extras para os processadores de núcleos adicionais .
core 2 Duo
um processador Intel core 2 Duo é um processador de vários núcleos com dois núcleos de processador . Os dois processadores pode falar diretamente com o outro sem passar pelo processo intermediário de envio de informações para a placa-mãe . Existem várias versões diferentes da linha Core 2 Duo , a partir de chips móveis de baixa tensão, para a linha Extreme- nível entusiasta Core 2 . ( O apelido extrema também é usado para descrever high-end chips quad-core ). Enquanto eles têm menos núcleos do que os seus irmãos de quatro núcleos , eles tendem a correr em altas velocidades. Eles também tendem a ter menos on-board memória cache ( 2 a 4 megabytes. ),
Core 2 Quad
A maior diferença entre o Core 2 Duo e Core 2 Quad é que o Quad, apropriadamente o suficiente , tem quatro processadores de núcleos. Eles geralmente têm o dobro da memória on-board de cache do Core 2 Duo parte equivalente. Eles também correm em mais lentas velocidades de clock em comparação com os processadores dual-core . Em todos os outros aspectos, as duas linhas são construídas em processos idênticos.
Problemas com o Core 2 Quad
Ao considerar um Core 2 Quad, manter uma coisa importante na mente : Essencialmente, um core 2 Quad é um par de core 2 Duo de coladas como um pacote único CPU. Os dois pares de núcleos do processador não falam uns com os outros diretamente, passando por chip de controle Northbridge da placa-mãe em seu lugar. Um Core 2 Quad oferece nenhuma vantagem sobre um par de Core 2 Duo em um soquete da placa-mãe com várias CPU.